Página inicial > São Sebastião > Laboratório de Robótica e Aplicativos e Ludoteca são inaugurados oficialmente em São Sebastião

Criado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 09h03 | Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 09h50 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h15 | Acessos: 1098

Na terça-feira (11), várias atividades voltadas para as crianças tomaram conta da V Semana de Ciência, Cultura e Arte do Campus São Sebastião. A equipe da LudoIF convidou as crianças da Brinquedoteca Comunitária Ludocriarte, parceira do projeto de extensão, para uma manhã de muita brincadeira. Na oportunidade, também foi inaugurado o LudoIF, laboratório didático de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia, voltado para os estudantes da licenciatura e atendimento às crianças do campus, principalmente filhos de mães estudantes que têm dificuldade de prosseguir os estudos.

A cerimônia aconteceu na Sala da LudoIF e contou com a presença do diretor-geral do Campus, Robson Caldas, do representante da Ludocriarte Isaac Mendes, da equipe da Ludoteca e de diversos servidores, além de estudantes de Pedagogia e Letras. Ao final, foram entregues os certificados para as cinco primeiras colocadas no Concurso de Desenho/Logomarca da Ludoteca e o prêmio, um kit profissional de lápis de cor aquarelado, para a vencedora Andressa Kelly Santos da Silva.

Entre as atividades para crianças, o educador e palhaço Aluízio Carvalho ministrou a oficina Tempo do Brincar, com a confecção de brinquedos populares como Rói rói, Currupio, Bibôque e Galinha para as 30 crianças com idade entre 4 a 14 anos. Em seguida, os estudantes de Pedagogia organizaram duas outras atividades que aconteceram concomitantemente: o "Relicarinho", com brincadeiras de rua, mímica, corda, pular elástico, criação de mandalas para falar dos sentimentos e "Brincadeiras Africanas", quando as crianças correram e brincaram de Céu e Mar, Rabo do Dragão e outros.

Robótica

Já na quarta, dia 12, ocorreu a inauguração do Laboratório de Robótica e Aplicativos, um espaço de inovação do campus, com o objetivo de desenvolver pesquisas na área de inteligência artificial, robótica, gamificação e aplicativos, além de também ser espaço de ensino e projetos de extensão.

Participaram da solenidade o diretor-geral, Robson Caldas, o coordenador do Laboratório de Robótica e Aplicativos, Josimar Viana, e a coordenadora do projeto CT-Infra, Laura Brant. Ela ressalta que os equipamentos e utensílios da Ludoteca e do Laboratório de Robótica foram adquiridos com recursos do projeto CT-Infra, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Esse fundo tem como objetivo modernizar e ampliar a infra-estrutura e os serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisa brasileiras, e a seleção de projetos é feita por meio de edital.