Página inicial > São Sebastião > São Sebastião Respeita a Faixa de Pedestre?

São Sebastião Respeita a Faixa de Pedestre?

Criado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h39 | Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 18h07 | Acessos: 1169

O Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião convida para o lançamento dos resultados da Pesquisa de Respeito à Faixa de Pedestre em São Sebastião. O evento ocorrerá no próximo dia 29 de julho, às 9h30, no auditório do Instituto Federal de Brasília – IFB, Campus São Sebastião, com a participação de convidados, que discutirão os resultados.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Jonas Bertucci e realizada por estudantes do próprio Campus. Foram analisadas todas as 56 faixas de pedestres da Região Administrativa de São Sebastião, a partir da sua localização georreferenciada na base de dados do DETRAN, totalizando 1119 travessias, 2573 pedestres e 2372 veículos contabilizados num período de 4 meses de coleta de informações. Foram 4 pesquisadores que atuaram em campo, na observação de diversas situações e horários para analisar o comportamento de pedestres e motoristas, permitindo a comparabilidade com os resultados gerais do DF.

Resultado do programa de PIBIC-EMI (Edital 13/2018/RIFB-CNPq), o objetivo do estudo é oferecer subsídios ao poder público para a realização de ações visando melhorar a política voltada aos pedestres em São Sebastião. A cultura da faixa é uma conquista histórica de cidadania, que requer investimento em campanhas educativas e de fiscalização constantes. Produzir e disseminar estatísticas sobre essa realidade é fundamental para garantir boas condições de segurança no trânsito.

Lançamento da Pesquisa de Respeito à Faixa de Pedestre em São Sebastião
Data: 29/07/2019
Local: Auditório do IFB – Campus São Sebastião, Área Especial 2-, s/n - São Bartolomeu (São Sebastião), DF
Horário: 9h30 às 12h