Página inicial > São Sebastião > Abertas inscrições para capacitação em “Construção de Castelo d'Água de Ferrocimento”

Criado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h20 | Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h20 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h20 | Acessos: 2549

O Instituto Federal de Brasília — IFB/Campus São Sebastião e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF) iniciam, nesta terça-feira, 6 de agosto, as inscrições para a capacitação em Construção de Cisterna de Ferrocimento. O curso ocorre entre os dias 2 e 27 de setembro, no IFB São Sebastião.

As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto, por meio de link (clique aqui)  e no Protocolo do IFB São Sebastião, das 9h às 18h.

Estão sendo ofertadas até 40 vagas para a capacitação, que terá carga horária de 80 horas, certificadas pelo SENAR/DF (curso intitulado “Pedreiro: Tecnologias Alternativas em Ferro, Solo e Cimento”), com turmas nos turnos matutino, das 8h às 12h, ou vespertino, das 13h às 17h. As vagas serão destinadas a pessoas com idade mínima de 18 anos, recomendando-se que o interessado possua conhecimentos iniciais em construção civil. Serão atendidos prioritariamente produtores, trabalhadores rurais e estudantes, os quais serão selecionados posteriormente por sorteio.

Com o curso, pretende-se capacitar pessoas aptas para construir castelos d'água destinados à reservação de água para a segurança hídrica de propriedades rurais em períodos de seca, bem como para o uso sustentável de água da chuva em edificações rurais e urbanas. A técnica de ferrocimento pode ainda ser utilizada em tanques para aquicultura, aquaponia, lagos artificiais, piscinas, entre outras aplicações.

"Já ofertamos duas capacitações de cisternas nos campi São Sebastião e Planaltina com a tecnologia do ferrocimento. Os produtos dessas capacitações hoje permitem o abastecimento de atividades pedagógicas do Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFB São Sebastião e do Prédio da Agroecologia do IFB Planaltina, a partir do reúso da água da chuva. Agora teremos a oportunidade de capacitar para a construção de castelos d'água, com maior capacidade de armazenamento”, explicou o diretor-geral do Campus São Sebastião, Robson Caldas.