2ª edição da Oficina Terapia do Chá do IFB será realizada na SES
No dia 25 de agosto, aconteceu a 1ª Oficina de Capacitação do projeto “Chá Terapia do IFB”. O encontro contou com a presença da raizeira da comunidade de São Sebastião Josefa Francisco Gomes Ataides. A experiência da raizeira foi compartilhada com as equipes e seus pacientes por meio do preparo dos chás usando plantas medicinais. As ervas são cultivadas na horta do quintal da UBS, mantida pelos voluntários do Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFB e do projeto de Vivericultoras do Campus São SebastIão, cultivada no último semestre.
A oficina teve participação dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de uma auxiliar de limpeza que tem ajudado na manutenção da horta, além dos próprios pacientes. Foram preparados chás de boldo para o fígado, manjericão para acalmar e estimular a diurese, hortelã para resfriados e salsa para cólicas e digestão. Os participantes aprenderam sobre a diferença entre capim cidreira e citronela – esta última utilizada na rede pública de saúde, pela Farmácia Viva, no composto do difusor usado contra o mosquito Aedes aegypti.
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Fernanda Feitosa, falou sobre a importância desta Prática Integrativa em Saúde (PIS) e como a junção dos saberes empíricos e científicos agregam no cuidado à saúde dos usuários. “Quando os pacientes aprendem a preparar seus chás de forma correta, exercitam o autocuidado e, ao mesmo tempo, isso os empodera sobre o seu estado de saúde física e mental”, afirmou ela. Além disso, segundo a enfermeira, essa ação também promove o vínculo entre as equipes e seus pacientes ao criar uma relação de harmonia entre todos.
Programe-se! A próxima oficina ministrada pela equipe de professores do IFB, na UBS 2 de São Sebastião, será realizada no dia 16 de agosto, às 8h.
As atividades são abertas à comunidade.
Fonte de informação: Agência de Saúde SES/DF - com adaptações
Redes Sociais