Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião inaugura castelo d'água e conclui capacitação em parceria com SENAR/DF

Criado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 09h06 | Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 09h06 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 12h25 | Acessos: 892

A Capacitação em Construção de Castelo d'Água de Ferrocimento, realizada no IFB/Campus São Sebastião em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural — Administração Regional do Distrito Federal (SENAR/DF), foi encerrada na última sexta-feira, dia 27.

A capacitação foi parte integrante do projeto de extensão "Enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do empoderamento e qualificação de profissionais viveiristas".

O produto da capacitação foi um castelo d'água com capacidade de cerca de 42 mil litros, construído por 28 alunos para a captação da água de chuva do Prédio de Laboratórios do IFB/Campus São Sebastião, que contribuirá com  a sustentabilidade do campus e a economia no uso da água.

O castelo d'água será utilizado para dar suporte ao abastecimento do viveiro do Curso de Formação Inicial e Continuada em Viveiricultora, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade, e aos espaços de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos Agroecológicos no campus, como seus jardins, o Relógio do Corpo Humano, a Sala da Árvore e o Centro de Múltiplas Funções.

Entre os participantes do curso, destacam-se a diversidade de pessoas e os interesses: havia estudantes e egressas do FIC Viveiricultora, produtores rurais, pedreiros e empresários da construção civil, professor da Universidade de Brasília e estudante de edificações do IFB/Campus Samambaia.

Durante a cerimônia de encerramento, o instrutor do SENAR/DF Arnaldo Cerqueira e o diretor-geral do Campus São Sebastião, Robson Caldas, enfatizaram a importância do curso para os produtores rurais, os empreendedores da construção civil e os que desejam segurança hídrica em suas moradias.

Por sua vez, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Wanderley, e o Gestor de Projetos do SENAR/DF, Ademar Junior, destacaram a importância da parceria das duas instituições para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a Educação Profissional e Tecnológica do Distrito Federal.

Para este ano, ainda estão previstas as capacitações em Construção de Viveiro e a de Mulheres em Campo, por meio da parceria entre IFB/Campus São Sebastião e SENAR/DF. A primeira irá ocorrer entre 14 e 25/10; a segunda, no mês de novembro.