Página inicial > São Sebastião > Projeto LudoIF recebe Grupo de Teatro do Oprimido

Projeto LudoIF recebe Grupo de Teatro do Oprimido

Criado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h46 | Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h46 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 17h31 | Acessos: 862
O Campus São Sebastião recebeu nesta segunda-feira, 30/09, o Grupo Teatro do Oprimido da Ludocriarte, Brinquedoteca Comunitária em São Sebastião, parceira do projeto de extensão LudoIF.

O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro. Ao mesmo tempo, traz toda uma nova técnica para a preparação do ator, que tem grande repercussão mundial.
A Ludocriarte, em parceria com a Caritas Brasileira, trouxe dois educadores e artistas cênicos capacitados para conduzirem as oficinas de teatro do oprimido, que são oferecidas às crianças às segundas-feiras. Todo o aprendizado, expressões e brincadeiras, resultado desse trabalho, foi apresentado no IFB para as turmas de Pedagogia.
Sobre a LudoIF:

A  Ludoteca é o laboratório didático do curso de Pedagogia para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com os objetivos de formação de estudantes do campus por meio de atividades lúdicas que priorizem um estímulo às expressões livres das crianças, potencializando a representação do imaginário, o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Além de desenvolvimento de atividades em parceria como essa, atualmente o projeto atende filhos de estudantes e trabalhadores com atividades voltadas ao livre brincar conduzidas por estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras e FIC de Monitoria Infantil.