Página inicial > São Sebastião > Palestra aberta ao público discute influências ameríndias e africanas na língua do povo brasileiro

Criado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 11h02 | Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 11h02 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 20h45 | Acessos: 897

No dia 29 de outubro, às 14h, o auditório do Campus São Sebastião recebe o professor Tiganá Santana para palestra "A influência africana bantu no português do Brasil". A palestra tem como público-alvo alunos da graduação, mas é aberta à comunidade acadêmica como um todo e ao público externo. Não é necessário fazer inscrição. Será no formato de aula aberta e não haverá certificado para os ouvintes.

O objetivo é proporcionar a discussão das influências ameríndias e africanas na língua do povo brasileiro e é a segunda palestra da disciplina “História da Língua Portuguesa”, ministrada neste semestre pela professora Jaqueline Coêlho. A primeira palestra ocorreu no dia 23 de setembro e teve como palestrante o professor Kadakawali, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que apresentou os desafios e as perspectivas dos indígenas no Brasil.

Atualmente, Tiganá Santana desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros na USP, é doutor em Letras (Programa de Estudos da Tradução) pela mesma universidade e graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também professor, tradutor, curador e poeta, e tem se dedicado aos estudos africanos (ressaltando-se o estudo de algumas civilizações bantu) no âmbito do pensamento filosófico e dos Estudos de Linguagem. Além disso, possui uma carreira de compositor, cantor, instrumentista e produtor musical internacionalmente reconhecida, tendo concebido o violão-tambor e se firmado como o primeiro compositor da história fonográfica brasileira a apresentar um álbum com canções em línguas africanas. Ele possui diversos trabalhos artísticos e acadêmicos publicados.