Projeto Trupecalíssimamente resgata Arte Armorial em musical
A arte brasileira é a grande homenageada do projeto Trupecalíssimamente — O Musical. A iniciativa reúne uma trupe de 9 artistas e 2 professores para promover um espetáculo musical e oficinas de canto e percussão no Campus São Sebastião, no dia 8 de novembro, às 20h, durante o III Simpósio Nacional de Letramento e Criatividade. As inscrições podem ser feitas no SITE DO EVENTO.
O objetivo é unir alunos, artistas e professores em um espetáculo final, o Trupecalíssimamente — O Musical, um momento cênico-musical comandado por uma trupe de artistas que exalta a cultura popular e o mestre Ariano Suassuna, célebre artista paraibano que deu início ao movimento Arte Armorial, congregando elementos populares em uma linguagem erudita de música e encenação.
Durante as oficinas musicais, que acontecerão às 18h, os participantes terão a oportunidade de conhecer a cultura popular através da música e ao mesmo tempo vivenciar a experiência de estar no palco, fazendo parte de uma apresentação cultural em sua própria comunidade. A originalidade e a singularidade desse projeto estão presentes na criação inédita do conteúdo musical, com trilha sonora própria, incluindo a participação das oficinas.
A trupe é composta por quatro músicos, quatro atores e uma artista plástica. As oficinas serão ministradas por Diana Mota (voz) e Renato Vieira (percussão), e os participantes serão preparados para compor um momento especial do musical Trupecalíssimamente, dando a eles a oportunidade de vivenciar a cultura popular na prática.
A Arte Armorial é uma vertente da cultura popular denominada assim pelo simbolismo de suas “armas”, como a linguagem, a sonoridade e as expressões corporais, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do país. O dramaturgo e poeta Ariano Suassuna foi um dos seus expoentes e fundadores, junto com outros artistas do Nordeste brasileiro.
O musical Trupecalíssimamente resgata e reverencia a memória do mestre Ariano Suassuna, tanto nas oficinas quanto no palco. O projeto incita o indivíduo a estabelecer uma consciência crítica sobre a arte que está à sua volta e a contribuir para a preservação da identidade cultural do seu país, criando caminhos para que a cultura popular alcance diferentes públicos e que se mantenha viva.
Redes Sociais