Página inicial > São Sebastião > Xinguilamento – A força dos Ancestrais

Xinguilamento – A força dos Ancestrais

Criado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h15 | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h15 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 19h10 | Acessos: 1553

O Campus São Sebastião recebe nesta quinta-feira, dia 14/11, a documentarista angolana Marisol Kadiegi e o Tata Kibuko Mungongo para conversa após a exibição do documentário “Xinguilamento – A força dos Ancestrais”. A atividade faz parte do I EnegreSer, mês de reflexões antirracistas e de enaltecimento dos povos negros.

O documentário apresenta ritual realizado pelo povo Axiluanda, de Angola, pelo qual os espíritos dos antepassados se manifestam, são agraciados e voltam para seu universo. O fenômeno é considerado fundamental para que a harmonia da pessoa na comunidade se estabeleça e se mantenha.

Marisol Kadiegi é pós-graduada em História Cultural, Identidade, Tradição e Fronteiras pela Faculdade de História da Universidade de Brasília (UnB) e jornalista pelo IESB.  É angolana e brasileira, transitando entre o cinema e a televisão dos dois países.  Documentarista, roteirista, jornalista cultural e produtora de eventos.

Tata Kibuko Mungongo é membro da coordenação do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República.