Página inicial > São Sebastião > Capacitação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social será realizada em São Sebastião, com apoio dos campi São Sebastião e Samambaia do IFB

Criado: Quinta, 12 de Março de 2020, 09h07 | Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 09h07 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h10 | Acessos: 1288

A Comissão Organizadora da Capacitação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) 2020 e da IV JATHIS – Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, ações vinculadas e complementares, torna públicos os Chamamentos no. 02/2020, para seleção de profissionais e estudantes de graduação, prioritariamente das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias (Civil, Agronômica, Florestal, Ambiental), Técnico em Edificações, Serviço Social e áreas afins.

A Capacitação em ATHIS tem por objetivo a formação de profissionais e monitores na área de assistência técnica para habitação de interesse social, com ações vinculadas à IV JATHIS – Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, a ser realizada entre 06 e 11 de julho de 2020.

A JATHIS está embasada na Lei n.º 11.888/2008, a qual “assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social”, recepcionada no Distrito Federal pela lei distrital nº 5.485/15. Trata-se de uma iniciativa promovida em parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Distrito Federal (IAB/DF), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), a Companhia de Habitação do Distrito Federal (CODHAB/DF) e o Coletivo Movimente e Ocupe Seu Bairro (MOB), em parceria com Instituições de Ensino Superior e de Educação Profissional e Tecnológica públicas e privadas do DF, das quais os campi São Sebastião e Samambaia do IFB são participantes!

Além das ações voltadas para projetos de Melhorias Habitacionais, a JATHIS inclui atividades vinculadas ao programa de Ações Urbanas Comunitárias. O Eixo de Melhorias Habitacionais tem atuação voltada para projetos para reformas em casas em condição de insalubridade e/ou insegurança. Já o Eixo de Ações Urbanas Comunitárias transforma coletivamente espaços apropriados pela comunidade, por meio de mutirões em espaços públicos escolhidos na mesma comunidade em cuja Oficina de Melhorias Habitacionais foram trabalhadas.

Em 2019, as ações de Melhorias Habitacionais e Ações Urbanas foram realizadas concomitantemente, com inscrição única. Dadas as especificidades de cada tipo de ação, em 2020, a Comissão Organizadora decidiu lançar dois editais de Capacitação em ATHIS, um voltado para o Eixo de Melhorias Habitacionais e outro para o Eixo de Ações Urbanas Comunitárias. No caso de Melhorias Habitacionais, haverá uma nova seleção de estudantes em maio, voltada para a participação apenas na Oficina da IV JATHIS. Para profissionais, a participação é condicionada à Capacitação. No caso de Ações Urbanas, tanto profissionais quanto estudantes devem inscrever-se agora, pois a participação na JATHIS por meio desse eixo será voltada apenas para os que tiverem participado de todo o processo.

As atividades da Capacitação em ATHIS terão início em 04 de abril de 2020, no IFB-São Sebastião.

Acesse aqui os Editais:

Chamamento n.º 01 — Melhorias Habitacionais: https://bit.ly/337Va9Z

Chamamento n.º 02 — Ações Urbanas: https://bit.ly/336bZCi

São ainda parceiros deste projeto: UniCEUB, UDF, IESB, UNICEPLAC, ESTACIO, UNIEURO, UNIPLAN, UCB, UnB, CREA/DF; Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal, FENEA, ABAP-DF, ABEA/DF, CEAU/DF, BR Cidades DF.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (IMG-20200311-WA0115.jpg)IMG-20200311-WA0115.jpg[ ]122 kB