Página inicial > São Sebastião > Ministrada Oficina para a Produção de Videoaulas: uma iniciativa da Disciplina de Estágio Supervisionado 01

Criado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 16h40 | Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 16h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 16h43 | Acessos: 1032

O Campus São Sebastião promoveu, nesta quinta-feira (20), oficina para a produção de videoaulas, sob a iniciativa e coordenação do professor Paulo Araújo, orientador da disciplina Estágio Curricular Supervisionado 01 (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), com o objetivo de auxiliar as estagiárias do Curso de Pedagogia no planejamento e execução das atividades de regência no campo de estágio, em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o estágio supervisionado está sendo realizado de modo remoto. Dessa forma, as práticas no campo de estágio passam por adequações. Uma delas é o formato  como os estagiários executarão as atividades de regência nas escolas-campo.

Inicialmente, na oficina, foi abordada a importância do planejamento das ações pedagógicas (seja na modalidade presencial ou a distância); posteriormente, foi proposta uma ideia de roteiro para produção do vídeo (estabelecimento dos objetivos, público-alvo, conteúdo ou temas transversais ao currículo a serem abordados, metodologia, recursos e avaliação); e, por fim, a demonstração de produção do material e software para a gravação da aula.

A oficina foi relevante, de acordo com relatos dos participantes, por auxiliar no planejamento e execução das atividades previstas no campo de estágio e por trazer possibilidades de como produzir uma videoaula para essa etapa da educação básica.

A oficina está disponível para os interessados.