Página inicial > São Sebastião > Pesquisas do Campus São Sebastião integram o II Seminário sobre Maternidade na Graduação

Criado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h02 | Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h02 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h02 | Acessos: 606

Entre os dias 22 e 23 de outubro aconteceu em formato on-line o II Seminário sobre Maternidade na Graduação, organizado pelo Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade, em uma parceria com a PROGRAD da Universidade Federal Fluminense. Dentre os 13 trabalhos selecionados, 2 são frutos de pesquisas realizadas no IFB – Campus São Sebastião. A pesquisa “Maternidade e Ensino Superior: os desafios encontrados pelas estudantes mães nas licenciaturas em Letras – Língua Portuguesa e em Pedagogia do IFB – Campus São Sebastião” elaborada pela licenciada em Letras Ana Maria Sousa Inácio  e orientada pela docente Nilzélia Oliveira foi precursora na discussão dessa temática no campus, evidenciando a importância de tal temática.

Já a pesquisa “Ensino superior e maternidade: a realidade das mães no IFB/São Sebastião” foi realizada pela estudante Ana Karla de Jesus e pela assistente social Anita Pereira Ferraz e traz apontamentos sobre a realidade das mães estudantes e ensino remoto. A estudante de Letras/Português Ana Karla comenta: “Essa foi a primeira vez que participei de um evento como esse e me sinto muito feliz em poder apresentar a fala das minhas colegas mães, dando visibilidade para nossa realidade. É importante que todos possam entender a complexidade de ser mãe estudante, para que possamos ser compreendidas e incluídas.”