Página inicial > São Sebastião > Formandas de Pedagogia doam sangue em ação solidária

Formandas de Pedagogia doam sangue em ação solidária

Criado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 18h50 | Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 18h50 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 14h52 | Acessos: 729

Durante a pandemia da Covid-19 muitos hábitos mudaram. Os encontros quase diários nos corredores e nas salas de aula do IFB Campus São Sebastião, por exemplo, ainda não são possíveis, mas isso não impediu que um grupo de alunas formandas do curso de pedagogia pensassem em uma maneira de contribuir para a comunidade como parte da colaboração do campus na Rede IFB Ciência Solidária. Um grupo de estudantes do curso de pedagogia esteve no sábado, dia 20 de novembro, em uma ação de doação de sangue para o Hemocentro de Brasília.

A ação foi acompanhada pela coordenação de curso, conforme explicou Blenda Cavalcante de Oliveira. "A atividade se aplica ao perfil profissional dos egressos, pois se trata de uma turma de formandas em pedagogia. ou seja, é uma cooperação entre a instituição educativa e a comunidade, principalmente neste momento de pandemia. A ação foi organizada pelas estudantes, o que também integra o perfil das pedagogas que almejamos formar, que estejam aptas a desenvolver trabalho em equipe", comentou.

A atendimento para doação de sangue no Hemocentro é realizado mediante agendamento prévio. A medida foi adotada em virtude dos cuidados do período. para que isso acontecesse, a estudante formanda Priscila Rodrigues da Silva entrou em contato antecipado para agendar a ação.

O teste para detectar a Covid-19 não é feito pelo Hemocentro de Brasília, pois há evidências científicas de que a doença não é transmitida pelo sangue. o doador precisa estar saudável para realizar o ato. em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, não comparecer ao hemocentro.

As estudantes utilizaram ainda a linha vermelha que é o transporte gratuito que faz o percurso de ida e volta entre o Hemocentro e a Rodoviária do Plano Piloto.

Dessa forma, foi possível contribuir para a Rede IFB Ciência Solidária com uma ação voluntária de servidores e estudantes do IFB para superarmos juntos esta fase de isolamento social de uma maneira menos árdua.

"Ficamos muito felizes com a concretização desse projeto, pois sabemos o quanto é importante o papel de professoras e professores na sociedade, é fundamental para transformar vidas. doar sangue nesse dia significou muito mais do que uma doação, não é só doar sangue, é dar oportunidade de vida à alguém e para nós toda vida importa”, contou a formanda Priscila. As outras doadoras presentes foram Joyce Cistine da Silva Carvalho, Geizy Dias Ferreira, Gezielda Soares de Souza, Larissa Rodrigues da Silva, Vitória Maria Rodrigues Cordeiro e Silvia Diirr.