Página inicial > São Sebastião > Alunos de novo curso FIC do IFB dão exemplo de superação

Alunos de novo curso FIC do IFB dão exemplo de superação

Criado: Quinta, 19 de Janeiro de 2012, 14h31 | Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2012, 14h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3099

“Nós, pessoas com deficiência, sempre lutamos por um dia melhor...” Essa frase foi escrita na tela do monitor do aluno Antônio Wilson Ribeiro da Silva, durante a aula do curso de Linux Básico, oferecido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV).

O curso, que começou na última segunda-feira, 16, prevê a duração de trinta dias. A iniciativa da criação do curso, que conta com a participação de seis alunos, foi da  coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), juntamente com a ABDV. Desse diálogo surgiu a proposta de integrar portadores de deficiência visual nos cursos do IFB. Essa inclusão já foi implantada no Instituto, assim como muitas ações dessa natureza estão sendo trabalhadas para, no futuro, serem aplicadas nos Campi, na forma de parceria ou dentro da própria instituição.

Com a ajuda de um aplicativo do Linux, o Orca, os alunos conseguem ouvir, por meio do computador, todas as ações que são comandadas pela professora de Informática do Campus São Sebastião, Vanice Cunha.

“Esse é o primeiro curso destinado a pessoas com necessidades especiais”, orgulha-se  a professora Vanice. Segundo ela, aceitar a proposta pareceu-lhe um grande desafio. “Com essa nova experiência percebo que o tratamento não é diferenciado. Posso agir como se estivesse dando aula para pessoas sem nenhum limite”.

Para César Achkar Magalhães, estudante e um dos coordenadores da Associação,  o curso serve para o aluno diferenciar-se dos outros no mercado de trabalho. “O Linux é uma porta para se destacar no mercado, além de ser uma boa ferramenta de aprendizado”.

As aulas acontecem na segunda, quarta e sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Superação

Paulo César Luz tornou-se deficiente visual aos dez anos de idade. De lá para cá, nunca perdeu o interesse pelo saber. Com a ajuda de um monitor da ABDV, começou a manusear o computador. Segundo ele, o começo não foi fácil, mas com o passar dos anos foi se aprimorando, e hoje tem o domínio básico do Word, internet, instalação, entre outros, assim como terá, futuramente, do Linux.

Paulo César Luz, César Achkar Magalhães, Justino Pereira Bastos, Flávio Luiz da Silva, Antônio Wilson Ribeiro da Silva e todos os envolvidos com o projeto estão dando exemplo de integração e, principalmente, de superação.

Leia mais sobre o Napne