Página inicial > São Sebastião > Idosos terão mais cuidados no Distrito Federal

Idosos terão mais cuidados no Distrito Federal

Criado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2012, 14h32 | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2012, 14h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2445

O Curso de Formação Inicial e Continuada/FIC em Cuidador de Idosos que será oferecido pelo Campus São Sebastião, em abril próximo, terá 40 vagas, será no período noturno e o candidato, ou candidata, deverá ter 18 anos. O curso está dividido em duas áreas, uma de formação geral e humanística, e outra técnica, da área de saúde. A profissão está em fase de regulamentação no Congresso Nacional, e essa proposição tem o apoio patrocínio dos senadores Marta Suplici e Paulo Paim.

O curso de São Sebastião tem como objetivo capacitar os interessados em atuar profissionalmente nesse setor que, até 2020, deve reunir população estimada em 32 milhões de pessoas, em todo o país. Serão necessários diversos ajustes sociais e urbanos para acomodar essa população envelhecida e com mais tempo de lazer, de estudo e de convivência social e familiar. “Queremos capacitar ou reciclar quem já atua em casas de repouso, asilos, residências, clínicas, hospitais, home car etc., mas que ainda não possui a habilitação ou a formação condizente”, explica Rodrigo Silva.

Rodrigo já entrou em contato com a coordenadora-geral do Conselho Nacional do Idoso/CNI, Rosemeire Rodrigues, para cooperação e apoio técnico, como explica o diretor: ”Queremos cooperar com essa secretária tão importante para a cidadania, em projetos, encontros, troca de experiências, compartilhamento de informações e dados etc.. Estamos animados que essa será uma boa parceria para as duas instituições, o IFB e a Secretaria Nacional de Defesa dos Direitos Humanos/Conselho do Idoso”, comenta.

Em relação à idade mínima do candidato, 18 anos, o coordenador geral do campus explica que a profissão exige responsabilidade, uma vez que o cuidador pode ter que manipular ou oferecer medicamentos, por exemplo, além de ser responsável pelo idoso no período em que estiver em sua companhia. O curso é presencial, e será oferecido na unidade do IFB no Centro de Ensino Fundamental São Miguel Arcanjo. Será inteiramente de graça, e qualquer pessoa com ensino fundamental completo pode se candidatar. O processo seletivo ocorrerá em abril, por sorteiro entre os inscritos, e as aulas começam em maio de 2012.

FIC Atento

Os cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC são cursos de curta duração, criados pelo governo federal para atender a demandas específicas, emergenciais, ou para promover reciclagem profissional, entre outras necessidades. Os cursos FIC devem oferecem capacitação, aperfeiçoamento, especialização ou atualização profissional, ampliando as competências e saberes dos profissionais que já atuam no setor, ou dos estudantes que passarem por suas salas de aula.

No caso do IFB, são diversos os cursos FIC oferecidos, aos quais se somará mais esse, de Cuidador de Idosos, em São Sebastião. Na parte de formação humanística desse curso estão previstas disciplinas sobre leitura e compreensão de textos, ética, o papel do idoso na sociedade e questões como sexualidade e família. Na parte técnica, ensina-se noções de farmacologia, enfermagem e psicopatologias, ao lado de emergências domiciliares. Por ter 200 horas, o curso de São Sebastião dá direto a Vale-Transporte para o aluno. Mensalidades, certificação e material didático é de graça, e o diploma é conferido pelo governo federal, por intermédio do Instituto Federal de Brasília.