Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Alegria e acolhimento diário na Ludoteca do IFB Campus São Sebastião
Início do conteúdo da página

Alegria e acolhimento diário na Ludoteca do IFB Campus São Sebastião

Criado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 14h03 | Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 14h03 | Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 08h55 | Acessos: 961

Oficialmente foi inaugurado neste dia 3 de junho o projeto de extensão  da Ludoteca "LudoIF", no IFB Campus São Sebastião, que atende diariamente 30 crianças entre 3 e 11 anos de idade.  A Ludoteca está de portas abertas as crianças, e atende prioritariamente os filhos de estudantes e dos profissionais da educação que estudam e trabalham no campus. O espaço  funciona das 8h às 22h e é coordenado por pelas professoras Tereza Alice Amaro Medeiros, Blenda Cavalcante de Oliveira, Tereza Bernardette Sales Ramos, Mônica Padilha Fonseca e Cândida Beatriz Alves, todas professoras do colegiado do curso de Pedagogia, no qual o projeto Ludoteca foi concebido e teve início. Há ainda a participação de estudantes dos cursos de Pedagogia, Letra Português e FIC Monitor Infantil como monitoras bolsistas de extensão para o atendimento às crianças.

A proposta da Ludoteca é ser o laboratório didático do curso de Pedagogia, dessa forma, ele é um espaço adequado para incentivar a aprendizagem das crianças por meio de atividades criativas, jogos e brinquedos. Além do acolhimento, são desenvolvidos projetos para que a permanência no espaço seja educativa, como, por exemplo, atividades musicais, de contação de histórias e artes plásticas. O espaço já está adaptado para acolhimento de até 10 crianças simultaneamente por turno e conta agora também com um parquinho adaptado para as necessidades da infância. A LudoIF oferta livros, quadrinhos, brinquedos de faz de conta, jogos, quebra-cabeça, papéis coloridos, pincéis, tintas, gizes, lápis de cor, bolas, bambolês, cordas, petecas, fantoches para os momentos de atividades pedagógicas e ao ar livre. 

Tereza Alice Amaro Medeiros, pedagoga, professora do IFB Campus São Sebastião e coordenadora do projeto, reforça a importância da "LudoIF" para a comunidade. "Há um propósito no projeto de apoiar a primordialmente as mães estudantes. Enquanto as mães estão em sala de aula, é possível que as mães estudantes deixem suas crianças aqui. Já temos recebido um retorno positivo das mães pela iniciativa. Além disso, estamos contribuindo com a formação das nossas monitoras, que têm formação em Pedagogia, Letras Português e Monitor Infantil — aqui elas podem colocar em prática a teoria aprendida em aula", explicou.

O projeto "LudoIF" conta com uma equipe multidisciplinar de nove monitoras, sendo seis bolsistas e três monitoras voluntárias. O atendimento acontece nos turnos matutino, vespertino e noturno. Essas profissionais se dedicam às crianças de forma integral e ainda aprimoram suas atividades por meio da atividade de extensão. Para fazer uso do espaço, é necessário se apresentar como estudante do IFB, fazer um cadastro da criança com seus dados e agendar o horário no local. É possível diariamente deixar a criança com a condição de que o responsável permaneça no campus no mesmo período. 

A monitora Raissa Cristina Souza, estudante de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, conta que a experiência tem sido um aprendizado para sua formação. "Aqui posso ajudar as mães nessa necessidade tão importante e podemos abraçar essas crianças em um projeto tão especial. Independente da faixa etária das crianças me sinto agora mais segura como profissional e, ao final, também vou receber uma certificação do IFB como voluntária no projeto",  contou animada. 

 

Solenidade de inauguração

Durante a solenidade de inauguração da LudoIF, a estudante do IFB, Rosângela Gonçalves, mãe de uma das crianças que frequenta a Ludoteca elogia a iniciativa. "É muito bom poder trazer o meu filho e saber que ele está em um lugar seguro. Espero que a iniciativa perpetue por muito tempo", agradeceu. 

Para o diretor do campus, Robson Caldas, o momento representa uma importante conquista e com isso já percebe um novo clima no campus.. "A gente percebeu uma dificuldade em algumas estudantes que eram mães em conciliar os estudo e manter os cuidados com as crianças - e diante dessa dificuldade, muitas evadiam do curso. Então, o Colegiado do curso de Pedagogia  apresentou a proposta de ensino que atendesse a essa demanda - e que também pudesse ser espaço de aprendizado das estudantes de cursos de Educação", ressaltou o diretor-geral. 

Até o final deste ano o IFB contará com três ludotecas, nos campi Brasília, Samambaia e São Sebastião, esta última já em pleno funcionamento desde 2018. O projeto de reforma da LudoIF e construção do parquinho infantil, orçado em R$ 150 mil, está sendo executado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF). "Esse espaço garante que mais mulheres sejam capacitadas e cheguem aonde querem chegar. É importante ver esse equilíbrio e dar a oportunidade para as crianças estudarem", parabenizou a parlamentar na solenidade.

Luciana Massukado, Reitora do IFB, também reforçou esse papel social do Instituto em seu discurso. "Foi importante o diretor ter ouvido e confiado nessa ideia dos professores, por mais simples que sejam as propostas precisam ser ouvidas nos campi. Também agradeço a escolha da deputada em indicar nossa instituição para receber esse investimento - é um gesto que traz esperança e segurança para as mães e suas crianças - espaço onde a socialização se faz presente", ressaltou.

Confira aqui as fotos da inauguração.

 

Ludoteca IFB Campus São Sebastião

Horário de funcionamento: Das 8h às 22h

Agendamento diário no espaço 

Fim do conteúdo da página