Página inicial > São Sebastião > Egressa de São Sebastião é aprovada em mestrado na Suíça

Egressa de São Sebastião é aprovada em mestrado na Suíça

Criado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 07h25 | Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 07h25 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 11h04 | Acessos: 977

Thayse Lisboa, de apenas 29 anos de idade, está prestes a realizar um sonho. Ela foi aprovada no Mestrado em Tecnologia de Tradução, na Universidade de Genebra, após seleção feita no início deste ano. As aulas terão início em setembro e têm duração de dois anos.

A estudante, que já foi aluna do IFB Campus São Sebastião no curso de Letras-Língua Portuguesa, está animada para começar as aulas e aperfeiçoar o seu francês. “Eu já consigo falar e entender, mas ainda não sou fluente; então vou sair de lá com o Francês muito bom, porque vou aprender na raça”, brinca Thayse.

Morando na Suíça há dois anos por causa do marido que já estava no país, Thayse explica que está muito satisfeita por finalmente poder voltar a sua área de atuação profissional. “Estou super feliz, porque depois de muito tempo vou poder lidar com a Linguística, que é a minha paixão, principalmente a área de Tradução, que é meu amor desde a infância”, disse entusiasmada.

No mestrado, ela vai aprender a desenvolver e aprimorar a tradução por meio do uso das tecnologias, através da junção dos conhecimentos de Linguística e Informática. “Acredito que com um diploma daqui, as portas do mercado de trabalho vão se abrir mais pra mim e vou poder voltar a trabalhar na minha área de formação”, concluiu.

No IFB, ela cursou Letras e concluiu em 2018. “O IFB me ensinou praticamente tudo o que eu sei sobre as Letras, mas, além disso, mudou minha vida. Me ensinou a ter foco e determinação e também senso crítico, que eu acredito ser fundamental para um cidadão. Me ensinou também a docência e, junto com ela, a empatia e a paciência. O IFB contribuiu para eu ser tudo o que eu sou hoje, seja no âmbito acadêmico, seja como indivíduo que sabe ler, interpretar, que tem consciência de classe e deseja usar as Letras pra mudar, nem que seja um pouquinho, o mundo”, disse.

Para Thayse, as experiências vivenciadas no IFB ajudaram bastante a incrementar seu curriculum. “Não tenho dúvidas de que meu percurso no IFB, no Laboratório de Leitura e Produção de Textos, e também com artigos e pôsteres nos eventos de que participei no campus e fora dele contribuíram para a Universidade de Genebra me considerar uma boa candidata ao Mestrado. Além disso, as disciplinas ofertadas pelo curso também foram avaliadas pela universidade como muito boas a ponto de me aceitarem”, ressaltou.