Página inicial > São Sebastião > Curso previne droga no ambiente de trabalho

Curso previne droga no ambiente de trabalho

Criado: Segunda, 19 de Março de 2012, 17h25 | Publicado: Segunda, 19 de Março de 2012, 17h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2573

O governo federal tomou a iniciativa de tirar o problema das drogas no ambiente de trabalho de debaixo do tapete, discutindo o tema com a sociedade e fortalecendo os mecanismos institucionais de prevenção ao problema. A afirmação é do reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, ao abrir o Primeiro Seminário Sobre Drogas e Ambiente de Trabalho, no auditório-sede dos Correios, na tarde de hoje, 19 de março. O seminário também deu início ao  curso semipresencial de “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho”, iniciativa dos Correios, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas/Senad e do IFB – Campus São Sebastião, com 60 alunos na turma inicial.

Para Conciani o tema terá uma abordagem diferente daquela a que nos acostumamos, a abordagem da Educação, “porque ela transforma hábitos, e se há mudança, há Educação”. Larry Manoel de Almeida, vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, agradeceu a participação da Senad e do IFB na formulação do curso, cujo conteúdo foi produzido sob a coordenação pedagógica do Campus São Sebastião, e que poderá ser difundido em todo o País, a partir das regionais dos Correios.

Vamos aproveitar a formação desses primeiros 60 alunos-tutores e a capilaridade dos Correios, para multiplicar o conhecimento. Nossos alunos serão multiplicadores regionais; vamos formar uma corrente positiva para enfrentar esse problema de forma qualificada, pois buscamos na Senad e no IFB a excelência que nos permitirá ser os porta-vozes do governo federal, previu Larry.

Para a Senad, o consumo de drogas é um dos “complexos e inquietantes fenômenos de nossos tempos, exigindo que o governo e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem”. Nessa abordagem, a secretaria descentraliza as ações e estabelece parcerias, a exemplo da realizada com o IFB, “com a comunidade científica e organizações sociais, além da ampliação e do fortalecimento da cooperação internacional voltados ao tema”.

O Curso antidrogas - As aulas presenciais serão no campus da Universidade dos Correios/ Unicorreios, localizada na L4 Norte, e a primeira turma – 60 alunos – é composta por servidores dos Correios e do IFB, mais alunos da comunidade. A professora Vânia Medeiros (IF da Paraíba) que já desenvolve trabalhos e pesquisa nesse campo, juntamente com a Senad, auxilia na formatação do curso e na seleção do conteúdo. O IFB criará a plataforma de difusão EAD, e fará a coordenação pedagógica do curso de Formação Inicial e Continuada/FIC, “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho”.

Do dia 19/03 ao dia 22/03, ocorre a parte presencial, abordando a Dependência Química, Modelos de Prevenção, Políticas Públicas sobre o Uso de Drogas no Brasil, e treinamento em plataforma de Ensino a Distância. De 23/03 a 28/06 ocorre o aprendizado a distância e, ao final dos módulos, os alunos deverão elaborar projeto de prevenção que deverá ser implantado nas regionais do Correio ou na comunidade, visando à multiplicação dos conhecimentos. Entre os dias 03 e 05 de julho, os alunos apresentarão os projetos no seminário de conclusão do curso.