Página inicial > São Sebastião > São Sebastião: Região Administrativa completa 29 anos

São Sebastião: Região Administrativa completa 29 anos

Criado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 16h52 | Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 16h52 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h30 | Acessos: 438

A Região Administrativa São Sebastião completa 29 anos neste sábado, 25 de junho, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) parabeniza e felicita essa comunidade tão participativa e acolhedora.

São Sebastião carrega no nome uma homenagem a um dos pioneiros da construção de Brasília, o comerciante Sebastião de Azevedo Rodrigues, mais conhecido como Tião Areia. Um mineiro que chegou na região quando ainda tinha 16 anos e se acomodou nas terras desapropriadas da fazenda Taboquinha, em que retirava areia ao longo do rio São Bartolomeu e vendia às construtoras da época.

No início, com 80 moradores, hoje a cidade tem uma população estimada em 115 mil, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018, realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O IFB

O IFB Campus São Sebastião é um campus da comunidade e feito por ela. Tudo o que lá se realiza tem a participação ativa dos estudantes e dos moradores. Um exemplo dessa interação é o projeto “Quitanda IFB”, uma feira de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar da comunidade. Mas não para por aí. As pessoas estão envolvidas em apresentações culturais, mutirões para plantio de árvores, rodas de conversas, semanas científicas e em qualquer atividade desenvolvida pelos estudantes e moradores.

“Atendemos com muito orgulho e honra essa comunidade, que sempre foi atuante dentro da nossa instituição. Temos muitas parcerias com movimentos sociais organizados, com instituições públicas e privadas, sempre trazendo projetos de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da comunidade de São Sebastião”, diz o diretor-geral do campus, Robson Caldas de Oliveira.

O campus teve o início das suas atividades em 2011 e, desde então, vem melhorando a sua estrutura física e acadêmica para um melhor aproveitamento dos cursos oferecidos. Há um viveiro e uma horta de plantas medicinais executada e mantida com a colaboração de alunos, professores, servidores e equipe do NEA (Núcleo de Estudos Agroecológicos).

Atualmente, o campus oferece vários cursos e modalidades. Cursos de qualificação profissional de Monitor Infantil, Viveiricultura, Desenvolvedora de Aplicativos e Sites, Operadora de Computador; três cursos técnicos subsequentes — Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais; além dos cursos de graduação de Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Secretariado. Oferece, ainda, dois cursos de Ensino Médio Integrado — Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais e Administração e Secretariado (este último integrado à Educação de Jovens e Adultos).

Além do relacionamento de admiração e respeito mútuo com a comunidade, o IFB chegou para oferecer qualificação profissional e conhecimento. “A população de São Sebastião é muito jovem e necessita de uma formação profissional socialmente referenciada para poder modificar a situação das famílias, tanto na interação de renda, como também na elevação de competências técnicas e no desenvolvimento da cidadania”, ressalta o diretor-geral.

O Instituto Federal de Brasília, como instituição de ensino socialmente comprometida, celebra essa data com muito orgulho e busca, cada vez mais, envolver a comunidade para difundir a pesquisa e a ciência nos espaços públicos, apoiar na busca de soluções e melhorias para ampliação da qualidade de vida e bem-estar e proporcionar uma formação que une ciência, cultura e trabalho.

Conheça mais sobre o IFB Campus São Sebastião.