Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião realiza aula inaugural do curso Cuidador de Idosos

Campus São Sebastião realiza aula inaugural do curso Cuidador de Idosos

Criado: Terça, 17 de Abril de 2012, 13h52 | Publicado: Terça, 17 de Abril de 2012, 13h52 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2744

A noite dessa segunda-feira, 16 de abril, marcou o início de mais um novo curso oferecido pelo Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB). Os 40 estudantes matriculados estiveram presentes para prestigiar a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cuidador de Idosos.

O evento contou com a participação do reitor do IFB, Wilson Conciani, do pró-reitor de Ensino, Nilton Cometti, do diretor-geral da unidade, Rodrigo Silva, da administradora regional de São Sebastião, Janine Barbosa, do secretário especial do idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino, e da coordenadora-geral dos direitos do idoso da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Neuza Muller. Também prestigiaram a cerimônia os deputados distritais Agaciel Maia e Evandro Garla e a primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, além de servidores do Campus São Sebastião. O evento também contou com apresentação musical de estudantes da unidade.

Em seus discursos, todos os componentes da mesa fizeram questão de parabenizar os estudantes pela escolha do curso, externando que apostam no sucesso dessa profissão, que está em fase de regulamentação no Congresso Nacional. Ricardo Quirino, secretário especial do idoso do Distrito Federal, aposta e cita o Cuidador de Idosos como a profissão do futuro. “Todo esse movimento que tem sido realizado em relação aos idosos acontece num momento em que o processo de envelhecimento da população sofre alterações, devido a diversos fatores, como qualidade de vida e maior acesso à informação”.

Para o diretor-geral do campus, Rodrigo Silva, é uma satisfação presenciar o início desta turma. “Este é um curso pioneiro, que tem muita demanda, já que o mundo atual necessita, cada vez mais, de atenção ao idoso, não só a atenção física e mental, mas também a atenção relacionada aos seus direitos”.

Finalizando os discursos, o reitor Wilson Conciani falou sobre a vocação do Campus São Sebastião. “No IFB, antes de abrirmos uma unidade, buscamos identificar a vocação de cada um dos nossos campi, e esse, de São Sebastião, vem se definindo como o campus dos direitos humanos”, citou o reitor. Além do Cuidador de Idoso, a unidade também oferece outro curso FIC na área, o de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho.

O curso

O curso de Cuidador de Idosos está sendo ofertado pelo Campus São Sebastião na modalidade FIC, que são cursos profissionalizantes de curta duração. Esse, especificamente, tem carga horária de 200h. As aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira, no período noturno.

Na parte de formação humanística estão previstas disciplinas sobre leitura e compreensão de textos, ética, o papel do idoso na sociedade e questões como sexualidade e família. Na parte técnica, ensinam-se noções de farmacologia, enfermagem e psicopatologias, ao lado de emergências domiciliares.

Conciani lembrou a necessidade que o IFB tem de formar cidadãos completos. “Desenvolver a técnica é excelente e fundamental, pois não há profissional de qualidade sem conhecimento técnico, da mesma forma que não  existe um bom profissional se não for humano. Assim, nós esperamos que esse encontro seja possível no instituto: o encontro da técnica, do profissionalismo com as necessidades sociais e humanísticas”, finalizou.