Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Projeto Mulher Árvore encerrou o Ciclo de Oficinas no dia 3 de setembro
Início do conteúdo da página

Projeto Mulher Árvore encerrou o Ciclo de Oficinas no dia 3 de setembro

Criado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h10 | Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h10 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h10 | Acessos: 421
imagem sem descrição.

O IFB Campus São Sebastião sediou, no mês de agosto, a realização do Ciclo de Oficinas Movências, Saberes e Criação, idealizado pela artista Cleani Calazans. O ciclo de oficinas, voltado exclusivamente para mulheres, é parte integrante do projeto Mulher Árvore, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

O Projeto teve como objetivo contribuir para a formação de mulheres em seu processo de emancipação através de práticas artísticas de dança, teatro e consciência corporal, abordagens terapêuticas que bebem da aromaterapia e fitoterapia para dar noções de ginecologia natural e saúde integrativa. Foram realizadas rodas de conversas temáticas que dizem respeito às questões da mulher sobre violências e discriminação, jornada dupla de trabalho, relacionamentos abusivos e racismo no enfrentamento dos dispositivos machistas cotidianos.

O propósito do ciclo de oficinas se deu na intenção de instrumentalizar o fazer expressivo das mulheres para reflexão de suas realidades que caminhem para possíveis mudanças em seus cotidianos. As oficinas cumpriram uma parte de seus objetivos no que tange a ampliação das redes de apoio entre mulheres da região, pois nasceu o desejo de dar continuidade aos encontros. Outros resultados poderão ser mensurados através dos relatos futuros das 11 participantes.

As oficinas foram realizadas aos sábados, finalizando-se em 3 de setembro com apresentação de uma performance aberta ao público.

Nas próximas semanas, o Projeto segue para as regiões do Núcleo Bandeirante e depois para o Pôr do Sol.

Fotos: Nityama Macrini.

Fim do conteúdo da página