Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > IFB Campus São Sebastião recebeu o escritor Itamar Vieira Junior
Início do conteúdo da página

IFB Campus São Sebastião recebeu o escritor Itamar Vieira Junior

Criado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 15h38 | Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 15h38 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 08h47 | Acessos: 576

"A educação é sair de si para encontrar o outro. A educação extrapola o espaço da escola." 

De forma poética e gentil, o escritor baiano Itamar Vieira Junior marcou presença no IFB Campus São Sebastião na manhã do dia 24 de outubro. Com a participação de estudantes do Ensino Médio Integrado e da Graduação, foi realizada uma roda de conversa sobre a obra mais famosa do escritor, intitulada “Torto Arado”, e também sobre educação, desigualdade social e racismo. Durante o bate-papo, foi aberto um espaço para fotos e autógrafos. 

O encontro aconteceu através da parceria entre o evento Diálogos Contemporâneos, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e a professora do IFB Campus São Sebastião, Pilar Acosta. Ela conta que a escolha da instituição para receber a visita do autor no campus foi uma surpresa. O prêmio Professores do Brasil, concedido a ela em 2015, fez com que o nome e o trabalho da docente recebessem conhecimento em âmbito nacional. Em contrapartida, a equipe do evento Diálogos Contemporâneos estava à procura de escolas e instituições públicas para receber os autores, e assim, contataram a professora, que optou por Itamar Vieira Junior. 

A breve passagem do autor pelo campus ficou marcada pelas belas palavras de incentivo à educação e esperança para o futuro do país. Além disso, o autor usou o espaço para relatar algumas situações da sua vida, suas origens e a conexão que tem com a escrita e a literatura desde a infância. 

"Eu falo de literatura como religião, ela supre, ela me dá humanidade e consegue criar um ambiente de empatia. Vivemos em um mundo muito diverso. Como a gente vai aprender a compreender o outro? A literatura pode ser esse ambiente onde a gente pode respeitar o outro a partir das diferenças. Na literatura, não importa se o personagem é diferente”, diz Itamar. 

Como suas obras estão sendo trabalhadas dentro de sala de aula no IFB Campus São Sebastião, um dos principais assuntos durante a roda de conversa foi sobre o processo de criação do livro Torto Arado, ganhador dos prêmios LeYa (2018), Oceanos (2020) e Jabuti (2020). Os estudantes estavam curiosos sobre onde surgiu a ideia de construir uma história forte e sensível como aquela. O autor afirmou que escreveu aquilo que ainda não tinha encontrado na literatura brasileira. 

Ele explica que, à medida que a gente lê e escreve, as coisas vão ganhando contornos, significados, e se tornam mais compreensíveis. Itamar ainda incentiva: “se você não encontrou um livro que queira ler, escreva esse livro”. Além disso, todo o conhecimento como geógrafo facilitou a escrita da obra. "Quando eu escrevo, eu sou atravessado por tudo que eu sou", resume. 

E foi assim que o baiano Itamar Vieira Junior escreveu Torto Arado, o livro mais vendido no Brasil em 2021. A história narra a relação de duas irmãs com a terra em um quilombo e foi escrita a partir das experiências do autor como servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). "Terminei me encontrando com essas pessoas e construindo um conhecimento com elas”, comenta. 

O autor se sente grato e feliz com a proporção que a história das irmãs Bibiana e Belonísia tomou. Dentro do IFB, já está sendo estudado em um campus, e os alunos estão recebendo de braços abertos. Para ele, saber que instituições públicas estão utilizando sua obra para falar sobre literatura, desigualdade social, racismo e muitas outras situações de um Brasil desconhecido é gratificante. “Quando eu escrevi esse livro, eu nunca imaginaria que ia ser adotado em escolas e eu fico muito muito gratificado, né? Satisfeito mesmo que essa história esteja encontrando pessoas das mais diversas. E eu acho que por serem alunos, pra mim, sempre o leitor é mais especial, porque eu sei que vai carregar aquele livro pra história da formação dele e tudo. Então, eu fico muito feliz”, celebra o autor. 

Itamar Vieira Júnior é escritor, servidor público, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, está com o romance Torto Arado entre os mais vendidos e aclamados dentro e fora do país. Para o autor, ainda há esperança nos desafios que a sociedade brasileira enfrenta e, para ele, um dos caminhos é a educação. "A leitura me deu essa compreensão de que a educação atravessa a gente do dia que a gente nasce ao dia que a gente morre”, conclui Itamar.

Fim do conteúdo da página