Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião e SENAR-DF concluem a capacitações voltadas para mulheres

Campus São Sebastião e SENAR-DF concluem a capacitações voltadas para mulheres

Criado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 10h13 | Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 10h13 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 10h13 | Acessos: 353

Na última terça-feira, 29/11, foi concluída uma série de cursos voltados para mulheres no IFB Campus São Sebastião em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), realizados ao longo de mês de novembro.

No total foram 41 estudantes certificadas nos treinamentos em Jardinagem; Cultivo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares; e Floricultura. Os curso foram apoiados pelo projeto de extensão "Enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do empoderamento e qualificação de profissionais viveiristas" do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus São Sebastião.

Como produtos do aprendizado com os instrutores Roziron Louzeira e Thamara Marinho, as estudantes realizaram a implementação de dois jardins e um pequeno horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, além de produzirem mudas variadas de flores e suculentas no viveiro do campus.

Trata-se da continuidade da exitosa parceria entre SENAR-DF e IFB, como destaca o prof. Robson Caldas, Diretor-Geral do Campus São Sebastião e coordenador do projeto: “A parceria gerou muitos frutos para o campus e o IFB, pois muitos cursistas do SENAR-DF viraram alunos do IFB, bem como muitos estudantes do IFB também se tornaram alunos do SENAR-DF. Fora que os produtos pedagógicos dos cursos acabaram sendo incorporados como infraestrutura do IFB, como as cisternas, o depósito do NEA e o viveiro. Agora as alunas puderam embelezar nossa escola com belos jardins. Elas saíram motivadas a empreender e se capacitarem mais!”

A cursista Ione Parcianello, que é ex-estudante do curso de Qualificação Profissional em Viveiricultora do Campus São Sebastião e participou dos três curso, descreveu sua experiência: “Com a capacitação em Jardinagem, aprendi o uso correto das ferramentas, fazer substrato, adubação e a implementar e manter um jardim. O Cultivo de Plantas Medicinais resgatou a memória da minha infância e me fez ver o quanto é mais saudável e econômico fazer uso dessas plantas para tratar da saúde e da alma. A capacitação em Floricultura me deu um norte profissional e já estou trabalhando com flores e plantas medicinais. Recomendo os cursos do SENAR-DF para quem precisa aprimorar os conhecimentos ou adquirir novos. Estou muito satisfeita."

Em 2023, a parceria planeja novas ações para atendimento aos produtores e trabalhadores rurais de São Sebastião!