Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > IFB Campus São Sebastião promoveu segunda edição de oficinas sobre uso de plantas medicinais
Início do conteúdo da página

IFB Campus São Sebastião promoveu segunda edição de oficinas sobre uso de plantas medicinais

Criado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 08h22 | Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 08h22 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 08h22 | Acessos: 440
imagem sem descrição.

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o IFB Campus São Sebastião realizou mais uma edição de oficinas sobre o uso de plantas medicinais para mulheres, com a mestra Josefa Ataídes, proprietária do Espaço Terapêutico Chá da Terra e egressa do curso de Viveiricultora do campus.

Diante do sucesso da primeira edição, em setembro, candidatas que estavam na lista de espera foram convidadas para essa segunda edição! Foram quatro oficinas com 20 participantes cada, sobre os temas: chás terapêuticos, tinturas-mãe, pomadas e temperos. As oficinas foram baseadas no livro “Farmácia Caseira” da Editora IFB e realizadas como parte da programação da VIII Semana de Ciência, Cultura e Arte do Campus São Sebasitão.

Para a advogada Sheyla Deusdará, “as oficinas ofertadas no IF de São Sebastião são a materialização da diretriz ensino, pesquisa e extensão que se almeja no ensino-aprendizagem sólido. Além da instituição mostrar a integração com a comunidade, pelo compartilhamento de saberes, traz a oportunidade de ensinar “o fazer”. Nessas oficinas aprendemos a fazer chás, tinturas, pomadas e temperos, e para além das técnicas, a professora Josefa, nos conduziu à uma reconexão de saberes da Terra: o plantar, o cuidar e o colher. Toda essa experiência me fez refletir sobre o eu, sobre o outro e sobre a terra... a vida. Foram três dias de jornada de ecologia, de socialização e conhecimento. Agradeço a todos envolvidos. Parabéns pela iniciativa aberta à comunidade!”

As oficinas foram apoiadas pelo projeto de extensão “Enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do empoderamento e qualificação de profissionais viveiristas”.

Fim do conteúdo da página