Página inicial > São Sebastião > IFB Campus São Sebastião é representado em projeto de pesquisa com aplicação na Justiça Federal

Criado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h33 | Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h33 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h35 | Acessos: 1166

No último dia 16, foi realizada a primeira entrega do software ALEI-1G (Análise Legal Inteligente - Justiça Federal do 1º Grau) junto à Seção Judiciária do Distrito Federal e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

O professor Eduardo Camargo de Siqueira, professor de informática do IFB Campus São Sebastião, atua como supervisor de uma equipe de alunos bolsistas responsáveis pela modelagem de algoritmos de Inteligência Artificial sobre uma base de dados de processos reais da Justiça Federal de 1º Grau.

Em 2023 estão agendadas outras entregas, com incrementos de novas funcionalidades que agregarão ainda mais ao software. Esse resultado demonstra a importância da aplicação de Inteligência Artificial relacionada a atividades mecânicas e repetitivas, devido ao alto volume mensal de processos. A previsão de conclusão do projeto e entrega final do software é dezembro de 2023.

O Sistema

O Sistema de Inteligência Artificial é fruto do resultado parcial do projeto de pesquisa intitulado “Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário: Aplicação na Justiça Federal”, sob coordenação do professor da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial (AI.Lab) Nilton Correia da Silva.

O projeto é apoiado pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) cujo o objetivo é auxiliar o analista judiciário no trabalho de instrução de minutas de voto, com referência à jurisprudência e precedentes, além da capacidade de sugestão de processos para voto em lote.