Página inicial > São Sebastião > Educação Científica também no Ensino Técnico do IFB

Educação Científica também no Ensino Técnico do IFB

Criado: Quinta, 31 de Mai de 2012, 16h33 | Publicado: Quinta, 31 de Mai de 2012, 16h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2271

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) está acontecendo a todo vapor em Florianópolis, Santa Catarina. Esta quinta-feira, 31 de maio, é o último dia da mostra de pôsteres no evento, que, durante três dias, apresentou trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil e ao redor do mundo.

As alunas apresentando o trabalho no Fórum Mundial. Na foto, pró-reitor de ensino Nilton Cometti, as estudantes Jaqueline Peres, Acsa Souza e Patricélia de Oliveira, e o diretor do Campus São Sebastião, Rodrigo Silva.Um dos 30 pôsteres do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentados no evento é o das alunas do Campus São Sebastião Jaqueline Peres, Acsa Souza e Patricélia de Oliveira. As estudantes, que fazem parte da 1ª turma do Curso Técnico em Secretaria Escolar, apresentaram o pôster “O perfil e a percepção dos estudantes nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada – FIC em secretaria escolar no Campus São Sebastião”.

As três estudantes participam do projeto de pesquisa “Educação Profissional no Cenário de Trabalho: um estudo sobre a função e a atuação do secretário(a) escolar no ensino público e privado em escolas de São Sebastião”, sob orientação da professora do campus Verônica Almeida. Também participam como voluntários os estudantes Francisco Junior e Guilherme Santos.

Para a professora Verônica, as alunas, além de estudarem em um curso técnico, também estão tendo a oportunidade de participar de pesquisa e vivenciar momentos de divulgação de seu trabalho, capacitando-se nessas experiências em eventos científicos. “O IFB está fortalecendo o processo de disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos básicos. Da mesma forma, estão desenvolvendo as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes no curso técnico de nível médio”,  finaliza.

O trabalho das estudantes também foi aprovado e será apresentado na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho de 2012, no Maranhão.

PIBIC Jr.

Jaqueline e Acsa, ao ingressarem no curso, foram contempladas com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Leia mais: Veja os trabalhos apresentados pelo IFB no II  Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.