Página inicial > São Sebastião > Valeu, IFB: Partiu! Rota São Sebastião leva estudantes do IFB a formação profissional

Criado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 13h36 | Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 13h36 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 13h36 | Acessos: 989

Um encontro inusitado entre duas pessoas na linha de ônibus que leva passageiros a São Sebastião é lugar comum para se contar a história de dois recém-formados pelo Instituto Federal de Brasília. Thalis Alves Manço, Licenciado em Língua Portuguesa pelo IFB Campus São Sebastião, fez a escolha pelo Instituto e percorreu diariamente durante três anos o ônibus de Santa Maria a São Sebastião. No primeiro dia de aula, bem perdido ainda em relação ao itinerário que devia tomar para chegar ao campus, conheceu Aparecida de Jesus Pinheiro, a cobradora de ônibus – que também se tornou aluna do IFB Campus São Sebastião. A amizade entre os dois seguiu durante o tempo de curso nesse trajeto de casa ao estudo – e o último reencontro aconteceu no dia da formatura realizada neste mês de fevereiro, no Gabinete da Reitoria do IFB.

"O Instituto Federal de Brasília impactou bastante na minha vida, porque quando entrei para o curso de Letras me deparei com a realidade de ser um aluno de escola pública, sem muita base sobre letramento. Fiquei muito receoso de não conseguir acompanhar as aulas e entregar os trabalhos, nessa nova dinâmica acadêmica. Mas, ao entrar no curso, todos me ajudaram muito, dos alunos aos professores – uma turma essencial nessa minha adaptação inicial".

Como diferencial, ele menciona a questão do Ensino, Pesquisa e Extensão – ele participou de um PIBIC e de um PIBID – projetos importantes para o seu crescimento profissional. "Me formei agora e atualmente sou professor temporário na cidade de Cristalina, em Goiás; recentemente fui aprovado no concurso de efetivo do estado de Goiás e estou aguardando minha convocação para o cargo público."

O Dia de Colação de Grau no IFB foi marcado por um encontro muito especial entre os dois. "A Aparecida foi minha primeira guia até o Campus São Sebastião; recordei exatamente como aconteceu aquele nosso primeiro contato naquele dia no ônibus. Hoje estou formado em Letras e ela no curso de Pedagogia, ambos profissionais graduados e atuando nas respectivas áreas dentro da Secretaria de Educação do Distrito Federal", contou Thalis.

A história da colega Aparecida também se destaca. Ela hoje está formada no curso de Licenciatura em Pedagogia, no IFB Campus São Sebastião, e conta aqui sua trajetória.

"Desde quando estava construindo o Campus do IFB em São Sebastião, eu já passava no ônibus, trabalhando de cobradora, e via a construção: já pensava em estudar naquele novo campus. Pensava em fazer algum curso na instituição, e quando tive a oportunidade me matriculei no Curso Técnico em Secretariado em 2014 até me encontrar no curso de Licenciatura em Pedagogia", disse.

Aparecida explica que foi necessário muito foco para atingir seu objetivo em se capacitar como profissional da área de Educação.

"Com muita determinação, foco, disciplina, é possível, sim, conseguir estudar, mesmo sendo da classe trabalhadora como eu", reforçou ela.

Para quem tem dúvida sobre o caminho a seguir, fica a dica: escolha o itinerário e a linha que leva você a um campus do IFB!