Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião divulga relatório de pesquisa sobre satisfação dos estudantes

Criado: Quinta, 21 de Junho de 2012, 15h25 | Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2012, 15h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3230

Durante este primeiro semestre letivo de 2012, uma equipe de servidores do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou uma pesquisa para mensurar o grau de satisfação dos estudantes matriculados na unidade e ouvir, dos alunos, sugestões e críticas a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido no campus.

Estudantes do Campus São Sebastião responderam pesquisa sobre satisfação, no 1.º semestre letivo deste ano.

A pesquisa contou com a participação de 118 alunos, que responderam ao questionário a respeito de temas, como divulgação do processo seletivo, forma de seleção e avaliação, desempenho e pontualidade dos servidores, duração do curso, estrutura física do campus, entre outros.

Para a professora Zulivana Lobato, responsável pela tabulação dos dados e elaboração do relatório, a previsão é que, nesses três primeiros anos de existência do campus, a pesquisa seja realizada, semestralmente, para que a unidade possa medir a evolução da satisfação dos estudantes. “A cada semestre, nós aumentamos, consideravelmente, o número de alunos, e procuramos recebê-los da melhor forma; por isso é necessário ter esse feedback, para avaliar se o trabalho está sendo realmente desenvolvido de maneira satisfatória”, analisa a professora.

O diretor-geral do Campus São Sebastião, Rodrigo Mendes da Silva, justifica a importância desse relatório na necessidade de reavaliação das metas planejadas. “Todo planejamento necessita que os objetivos que foram traçados inicialmente sejam constantemente reavaliados. E esse relatório de acompanhamento é muito importante para sabermos se estamos no caminho certo e o que precisa ser corrigido”, observa.

Ações

No geral, os números da pesquisa mostraram que os alunos estão satisfeitos com o campus, a instituição, servidores e com o próprio desempenho escolar. Porém, alguns itens apontaram índices que vão receber uma maior atenção da direção da unidade, como foi o caso da questão a respeito do horário atual das aulas, já que 34,5% dos entrevistados caracterizam esse item como regular ou ruim.

Para Zulivana, essa questão será melhor investigada para que ações de melhorias possam ser tomadas. “Nesse caso, por exemplo, temos que identificar se é realmente o horário de entrada e saída das aulas que está incomodando os estudantes ou se são questões como a segurança e transporte da região”.

A professora explica que, caso seja identificada necessidade de negociação com empresas de ônibus, segurança e policiamento, o relatório será um embasamento maior para atingir os objetivos. “Se essas questões estão mesmo impactando o funcionamento do campus e sendo um fator de risco para eles irem para a escola, a gente precisa melhorar”.

Participação dos estudantes

A direção-geral do campus destaca a participação ativa dos estudantes da unidade, os quais, além de responderem aos questionários, se mostraram empolgados em participar da construção do Instituto e, com isso, se sentiram, de fato, parte integrante e fundamental da escola.

Para Rodrigo, ações como essa ajudam a aproximar a instituição dos estudantes. “Esse relatório nos coloca mais próximos dos alunos, o que é muito saudável para o Instituto, principalmente para um campus que ainda está sendo construído”, conclui.

Acesse aqui o relatório completo da pesquisa de satisfação aplicada aos alunos do Campus São Sebastião no primeiro semestre de 2012.