Página inicial > São Sebastião > Professora do Campus São Sebastião apresenta conferências na Universidade do Porto

Criado: Quarta, 10 de Mai de 2023, 16h39 | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2023, 16h39 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2023, 16h39 | Acessos: 374

A professora Gissele Alves, docente de Língua Portuguesa e Linguística no IFB Campus São Sebastião, realizará neste mês de maio duas conferências na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal.

No dia 15 de maio, a docente apresentará a conferência intitulada "Estudos críticos do discurso e as ciências sociais críticas", na qual irá abordar o processo de construção do campo dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), desde a Análise de Discurso Crítica, bem como a relação dos ECD com as Ciências Sociais Críticas e com a Pesquisa Qualitativa.

No dia 19 de maio, a professora apresentará a conferência "O Sistema de Cotas Sociais para ingresso no Ensino Superior brasileiro: Representações Discursivas e Construções Identificacionais – A Transposição da Linha Abissal”. A comunicação terá por foco a apresentação da sua pesquisa de doutoramento tecida por entrelaçamentos entre os constructos dos Estudos Críticos do Discurso e da Sociologia, nomeadamente, da Sociologia da Juventude e da Educação.

A professora Gissele Alves é Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília/UnB – Brasil, com Estágio Doutoral na Universidade do Porto – Portugal, e mestre em Linguística também pela Universidade de Brasília/UnB. Atualmente integra o colegiado do curso de Letras – Língua Portuguesa no IFB Campus São Sebastião e coordena o Laboratório de Leitura e Produção de Textos. Também atua nos cursos técnicos subsequentes em Secretaria Escolar e Secretariado e curso de tecnologia em Secretariado.