Página inicial > São Sebastião > LudoIF participa de atividades formativas no IFB Campus São Sebastião

LudoIF participa de atividades formativas no IFB Campus São Sebastião

Criado: Terça, 06 de Junho de 2023, 14h30 | Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 14h30 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 14h30 | Acessos: 423

O IFB São Sebastião, por meio da LudoIF, participou de duas atividades importantes com projetos parceiros.

Na quinta-feira, dia 1º/6/23, o campus recebeu o projeto “A paz é a gente que faz", iniciativa da Associação Ludocriarte em parceria com o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF. O projeto visa capacitar 330 crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 17 anos, moradores da RA XIV – São Sebastião/DF, sobre a cultura de paz, por meio de metodologias pedagógicas centradas no brincar. Houve atividades lúdicas, artísticas e culturais com as crianças da Ludocriarte sobre os seis pilares do Manifesto pela Paz da Unesco. Durante o evento, as crianças votaram em pautas sobre a Comunicação Não Violenta, a Comunicação Ecológica e a Mediação de Conflitos. Ao final puderam usufruir do parquinho brincando junto com as crianças atendidas pela LudoIF.

A partir de agosto, eles próprios serão os mediadores nos Encontros de Paz, realizados em 3 escolas da rede pública de ensino do DF, incluindo o IFB, na construção coletiva do Manifesto DF pela Paz.

Na sexta-feira, dia 2/6/23, foi realizado o 2° Mutirão do espaço naturalizado e sala da árvore. Essa atividade é uma parceria da LudoIF com o projeto de pesquisa “O papel da natureza no processo de desenvolvimento integral da criança” e Pibic “Criança e Natureza: O Papel dos Parques Naturalizados no Livre Brincar e Desenvolvimento Integral Infantil” do IFB Campus São Sebastião.

Com a ajuda das crianças da LudoIF e estudantes do Ensino Médio, foi possível limpar o espaço, tirar lixos e entulhos, além de iniciar a retirada de cascas dos tocos para a criação de um minianfiteatro ao ar livre e alguns brinquedos naturalizados. As crianças da Ludoteca aproveitaram para pintar o poço dos desejos, que servirá também como um lago para pescaria. A participação dos usuários na organização e criação do espaço é fundamental para que este seja cuidado, pois eles se sentem parte e pertencentes ao projeto.