Página inicial > São Sebastião > Primeira aluna Down do curso de Pedagogia do IFB: defesa de TCC

Primeira aluna Down do curso de Pedagogia do IFB: defesa de TCC

Criado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 14h53 | Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 14h53 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 14h53 | Acessos: 477
imagem sem descrição.

O IFB Campus São Sebastião informa que foi realizada, nesta quarta-feira (5), a banca de defesa de TCC da primeira aluna Down do curso de Pedagogia do IFB. Mariana Cunha Pizzutti é estudante do curso de Pedagogia do Campus São Sebastião desde 2019 e vem cumprindo com louvor suas atividades acadêmicas. Conforme destacou Blenda Oliveira, Coordenadora do Curso de Pedagogia, "Mariana é a primeira estudante com síndrome de Down a estudar no curso de Pedagogia, e sua passagem por aqui representou muito aprendizado por parte de todo o corpo docente e técnico, em especial as nossas colegas da Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE) e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), na pessoa da Pedagoga Suzane Santos Marques Bento."

A trajetória de Mariana somente foi possível com o apoio de sua mãe, Valdeniza Rosa Cunha. Dona Val, como é conhecida, frequentou o IFB Campus São Sebastião durante todo o período em que a Mariana esteve estudando Pedagogia. Dona Val aguardava pacientemente a realização das aulas e levava a Mariana para a escola para a realização dos estágios. Nesse momento em que se encerra um ciclo, que é este Trabalho de Conclusão de Curso em formato de relato de experiência, a Dona Val destaca que "No início não foi fácil em função da situação dela e da distância até São Sebastião. Algumas vezes pensamos em desistir, mas ela é muito persistente, aquela sala de aula é tudo pra ela. Batalhamos, lutamos muito, cursar uma faculdade não é fácil, imagina uma pessoa com deficiência, que precisa de uma adaptação curricular."

A professora Dayla Gonçalves Duarte, coorientadora de TCC, destacou que "A Mariana tem não só a vontade, mas a certeza do exercício da pedagogia! Seus olhos brilham; ela fala com segurança para quem quiser ouvir e para as crianças que em breve ela será professora delas! A Mariana demonstra vontade, encantamento por essa profissão!

A defesa do TCC de Mariana aconteceu por meio do relato de experiência que a estudante teve durante o seu estágio supervisionado em uma escola pública e a sua relação com a vontade de exercer a docência com crianças. Esperamos que essa experiência possa contribuir com a educação especial inclusiva em nível superior na área de formação de professoras pedagogas com Síndrome de Down.