Página inicial > São Sebastião > Visita de estudantes de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião ao Cepafre

Visita de estudantes de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião ao Cepafre

Criado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 07h31 | Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 07h31 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 07h35 | Acessos: 307

Na manhã do dia 03/07/2023 (segunda-feira), o professor Dimitri  Assis Silveira levou sua turma do 7° semestre, do Curso de Pedagogia, do Campus do IFB de São Sebastião - DF para conhecer o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre). Além de conhecer o espaço e um pouco da sua trajetória de 33 anos de existência, a turma conversou com Danielle Estrela (vice-presidente) sobre o projeto de alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos de Ceilândia e Samambaia que segue o "método" Paulo Freire, norteado pelo Caderno de Formação Alfabetizar é Libertar. A turma fez a leitura prévia do Caderno que está disponibilizado neste Blog. Para acessá-lo, clique aqui.

Após se apresentar e contar sobre o histórico de lutas do Cepafre, Danielle pediu a todos que se apresentassem. Além do Prof Dimitri, do motorista que levou o grupo e das 12 estudantes da turma, o encontro contou com a participação do alfabetizador Goete Borgonha, do seu Pedrinho, estudante da EJA que foi alfabetizando do prof Goete no ano passado, da professora Magnólia que é coordenadora local do programa de extensão Centro de Memória Viva e da estudante bolsista Maria, que atua no referido programa. Os outros diretores e o associado Gilberto Nascimento que organizou o encontro não puderam participar por estarem em outras atividades.

Na oportunidade, os estudantes puderam ver de perto a caixa de cimento com a marca das mãos de Paulo Freire, impressas em 1996, na ocasião de sua última visita à Ceilândia um ano antes de seu falecimento.

Ao final do encontro, os estudantes receberam um Kit do Cepafre contendo os seguintes materiais:

1)     DVD – Paulo Freire na literatura de Cordel, Direção: Tânia Quaresma. Autor do cordel – Costa Senna. Realização UnB/DEX e parcerias. Semana Universitária - 90 anos de Paulo Freire, 6 min, 2016.

2)     Documentário Paulo Freire – Educar para transformar. Direção Tânia Quaresma. Realização Fundação Banco do Brasil e parcerias. Projeto Memória, 28 min., cor, 2005.

3)     Paulo Freire – O educador Brasileiro cidadão do mundo, Cepafre, 1996. Transcrição da palestra de Paulo Freire pelo professor Manoel Gomes de Olinda.

Fonte e Fotos: cepafre.blogspot.com