Página inicial > São Sebastião > LudoIF e Ludocriarte promovem eventos sobre a Paz

LudoIF e Ludocriarte promovem eventos sobre a Paz

Criado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 19h16 | Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 19h16 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 19h16 | Acessos: 343

A Associação Ludocriarte, em parceria com a LudoIF do IFB Campus São Sebastião, promove oficinas intituladas "A paz é a gente que faz: infância e juventude unidas no manifesto pela paz" com os estudantes do Ensino Médio.

A iniciativa conta com o financiamento do Fundo dos Direitos da Criança e do
Adolescente do DF (FDCA/DF) e visa a capacitação sobre a cultura de paz para 330 crianças, adolescentes e jovens, entre 06 e 17 anos, moradores da RA XIV – São Sebastião/DF, por meio de metodologias pedagógicas centradas no brincar. Essa ação faz parte do plano de trabalho firmado no Acordo de Cooperação Técnica com o IFB.

No dia 30 de setembro de 2023 será celebrado o 1º Encontro da Paz no IFB. A abordagem metodológica foi cuidadosamente desenvolvida pela Ludocriarte, proporcionando uma base sólida para orientar todas as atividades realizadas durante o encontro. A participação ativa dos adolescentes do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais (1º e 2º SISEDU) foi essencial e eles desempenharam papéis valiosos, na avaliação da coordenadora.

No total, serão quatro Encontros da Paz a fim de coletar considerações e propostas sobre cada um dos eixos temáticos: Violência, bullying e outras formas de desrespeito à vida; Relações de gênero e diversidade; Liberdade de expressão; Relação com o meio ambiente e comunidade. Cada um desses eixos foi estruturado com o objetivo de abordar questões importantes e fomentar reflexões sobre a construção da cultura de paz na sociedade.

As crianças e adolescentes que frequentam a brinquedoteca Ludocriarte que mediam os grupos e desempenharam um papel fundamental como "reeditores da paz”, atuando como guias e facilitadores em todo o processo. Seu envolvimento ativo inspirou os alunos do IF a participar ativamente das discussões, proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e experiências significativas.

“É essencial destacar o compromisso do IFB em proporcionar uma educação que transcende o currículo acadêmico e busca instilar valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e atuantes em nossa sociedade. Esse êxito é resultado de uma parceria com as professoras Mônica Padilha, Gizele Julio, Izabel Nascimento, Eduardo Siqueira, Luiz Henrique Aguiar e Camila Tenorio Cunha, cuja dedicação e liderança estão sendo fundamentais para a realização dos nossos encontros”, analisa a coordenação.

Os últimos encontros acontecem nos dias 19 de setembro, pela manhã e dia 20 no período da tarde e são abertos a todos estudantes do campus. Os Encontros da Paz no IFB representam um marco no caminho rumo à construção de uma sociedade mais pacífica e inclusiva para todos. Essa parceria firma mais uma vez o compromisso em continuar avançando nessa jornada de aprendizado, diálogo e colaboração, pois acreditamos que juntos podemos criar um ecossistema onde a paz e o respeito sejam valores centrais.