Página inicial > São Sebastião > LudoIF participa da 20ªSNCT e da 3ª SEPT

LudoIF participa da 20ªSNCT e da 3ª SEPT

Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 13h31 | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 13h31 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 15h05 | Acessos: 180

O projeto de extensão permanente da Ludoteca LudoIF participou no estande do IFB na 20ª Semana Nacional de CIência e Tecnologia com uma exposição do trabalho que é realizado diariamente no Campus São Sebastião.

As monitoras e os monitores junto com as professoras Blenda Oliveira e Tereza Alice Medeiros estiveram durante uma semana apresentando o projeto. Estruturada como um projeto de extensão de caráter contínuo, o laboratório didático do curso de Licenciatura em Pedagogia, a LudoIF, vem recebendo crianças, filhas de alunas e servidoras da instituição, desde o primeiro semestre de 2019, sendo pioneiro nesta ação dentro do IFB.

Além de proporcionar a essas crianças um espaço de promoção do desenvolvimento  e impactar positivamente na permanência e sucesso das estudantes mães, que têm onde deixar seus filhos durante as aulas, a Ludoteca em do CSSB é um importante espaço de formação para os estudantes sob orientação das professoras envolvidos no projeto, contato ainda com Mônica Padilha e Tereza Salles.

Durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ocorreu também a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica entre os dias 16 e 22 de outubro, um espaço muito rico do qual a LudoIF fez parte, junto com o IFB.

No decorrer da SNEPT, a LudoIF mostrou sua experiência a fim de pensar em temas relacionados à infância, ao brincar, à formação de profissionais sensíveis ao lúdico, bem como as questões de  gênero. A  Ludoteca LudoIF funciona como um espaço de garantia de direitos, de contribuições para a formação de professores e de relevância social para a comunidade externa do campus.

A LudoIF vem para afirmar, a partir de pesquisas e experiências exitosas,  a importância da brincadeira e do lúdico para a infância. Os Institutos Federais se apresentam como um importante espaço de difusão e desenvolvimento de pesquisas em lugares antes esquecidos. São Sebastião, periferia de Brasília, tem a cultura comunitária já consolidada. Com o curso de Pedagogia no IFB e o laboratório de Extensão e Pesquisa da LudoIF, ela se une a esse movimento para fortalecer a inovação e sistematização do conhecimento em Educação e Infância na cidade.