Página inicial > São Sebastião > Oficinas de Cerâmica acontecem no IFB Campus São Sebastião em novembro

Oficinas de Cerâmica acontecem no IFB Campus São Sebastião em novembro

Criado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h53 | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h53 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h54 | Acessos: 408

O IFB Campus São Sebastião divulga as Oficinas de Cerâmica com crianças da Ludocriarte — ação de extensão do grupo Pé no Barro do IFB Campus São Sebastião — que estão sendo realizadas desde essa segunda-feira, 6, com programação também para os dias 7 e 8 de novembro de 2023. O projeto de extensão é coordenado pela professora Mônica Padilha, com a colaboração dos professores Tereza Salles e Wesley Oliveira e as estudantes Gislaine Torres, Marina Arriaga, Mayara Rodrigues, Maryana Rodrigues, Brenda Silvestre e Sara Lopes na equipe.

O projeto

O projeto, intitulado "Natureza na Infância: vivências de arte e brincadeira na cidade" (Edital RIFB 02/2023), pretende proporcionar experiências artísticas, de brincadeira, exploração na natureza com crianças, no espaço Sala da Árvore. Na entrada da sala ao ar livre há um pergolado com mosaico construído pelos estudantes. As mesas de cimento e bancos feitos com pneus reciclados embaixo das copas das árvores dão uma sensação de liberdade. Logo abaixo, descendo pela escada ornamentada com plantas, encontra-se uma arena circular com tocos das árvores caídas por um temporal no ano passado. A Sala da Árvore é um espaço único para aprender ao meio da natureza, com vento, barulho de passarinhos e sombra das copas.

O público das oficinas são 90 crianças que frequentam a Brinquedoteca Comunitária Ludocriarte – associação pioneira em oferecer cultura popular e brincadeira de forma gratuita para crianças e adolescentes em São Sebastião, que possui um ACT firmado com o IFB. Para isso, são realizadas oficinas com argila para a construção de itens de cozinha (panelinhas, colheres, copos, xícaras etc.) a fim de estrear o fogãozinho a lenha feito de cupinzeiro, que será exposto no ConectaIF em novembro.

Parte dos itens, depois de queimados, serão devolvidos às crianças.

A escolha da temática dessa oficina deu-se por entender a cerâmica como parte da cultura da cidade de São Sebastião, local em que as olarias se instalaram na época da construção de Brasília, relacionando, assim, a arte, a natureza e a história local da cidade. A ideia é fortalecer os vínculos do IFB com a comunidade da cidade, promovendo a tríade ensino, pesquisa e extensão.

Acompanhe as ações no Instagram do grupo Pé no Barro https://www.instagram.com/pe.no.barro/.