Página inicial > São Sebastião > IFB Campus São Sebastião apresenta o evento IV Webinário nas Redes da Literatura e V SiLeCri

Criado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h08 | Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h08 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h08 | Acessos: 571
imagem sem descrição.

O IFB Campus São Sebastião divulga o "IV Webinário nas Redes da Literatura e V SiLeCri – Da literatura como interme(i)dialidade das práticas de linguagem", que ocorrerá nos dias 28 e 29/11, de forma híbrida.

Organizado pelo Projeto de Pesquisa "Nas Redes da literatura: oficinas de letramento literário e digital como possibilidade formativa e autoral" (FAPDF), trata-se de evento de culminância das atividades realizadas pelo projeto ao longo do ano e conta atualmente com a participação de seis professores(as) pesquisadores(as) ligados(as) ao Instituto Federal de Brasília e ao Colégio Técnico de Floriano – UFPI, todos e todas entusiastas dos estudos sobre leitura, especialmente a leitura literária nos espaços e tempos digitais. Acrescenta-se também a colaboração de docentes dos programas Residência Pedagógica e Pibid, ambos fomentados pela Capes, que trabalharam conjuntamente em várias atividades oferecidas na instituição com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores(as) da educação básica nos cursos de licenciatura.

Pesquisas sobre letramento literário, letramentos múltiplos, práticas de ensino criativas têm sido realizadas por professores do IFB Campus São Sebastião junto de um grupo de estudantes bolsistas e voluntários, professores e professoras em formação da Licenciatura em Letras-Português e Pedagogia do campus, desde meados do ano 2018, e mantidas até o presente momento com o apoio financeiro da FAPDF.

O evento deste ano traz a temática da literatura como uma forma de colocar-se de permeio ou entre o papel de mediar e promover o encontro entre várias plataformas, artes e mídias, a partir da linguagem virtual, das tecnologias em sala de aula, bem como dos letramentos múltiplos e da escrita criativa, por se compreender a importância da promoção de debates interdisciplinares na formação de novos professores e pesquisadores.

O IV Webinário conta com oficinas didáticas oferecidas aos alunos do ensino médio do IFB Campus São Sebastião, professores da educação básica e discentes em formação, e a apresentação de comunicações com os resultados das pesquisas realizadas ao longo de 4 anos de atividades dos pesquisadores. No dia 28/11, será proferida a palestra "Poesia para dançar e cantar", apresentada pela professora Susana Souto Silva (UFAL), às 19 horas.

No dia 29/10, às 14h haverá um encontro com os autores da obra "Peles de imagens: o texto como leitura e produção de mundos”, os professores Rafael Batista, Carolina S. Mendes e Jaqueline Coelho. À noite será o lançamento do primeiro livro do projeto “Nas redes da literatura propostas didáticas para os letramentos literário e digital", às 19h, com a presença dos autores e do autor convidado, professor Francis Arthuso Paiva (ColTec/UFMG), que fará a palestra de encerramento do evento.

As palestras serão transmitidas pelo canal do projeto no YouTube "Nas redes da literatura".

Link para inscrição e programação do evento.