Página inicial > São Sebastião > Estudante do Campus São Sebastião é certificada em audiência pública no Senado

Estudante do Campus São Sebastião é certificada em audiência pública no Senado

Criado: Terça, 11 de Setembro de 2012, 18h04 | Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2012, 18h04 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2005

“Nós temos que ver a pessoa idosa como uma experiência de vida, pois ela tem muito a nos transmitir e oferecer”. É com essa visão que Jailde Pimentel Fontes vai entrar no mercado de trabalho, após conclusão do curso de Cuidador de Idosos. A estudante recebeu, na manhã desta terça-feira, 11 de setembro, das mãos do Senador Paulo Paim, o certificado de conclusão do curso, que foi ofertado pelo Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Jailde Fontes recebe, das mãos do senador Paulo Paim, o certificado de conclusão do curso do Cuidador de Idosos. (Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado)

A entrega do certificado aconteceu na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, durante audiência pública que debateu os desafios e possibilidades trazidos pelo envelhecimento da população brasileira. O momento da entrega foi simbólico, e Jailde representou, no ato, todos os estudantes da primeira turma que concluíram o curso.

Para o diretor-geral do Campus São Sebastião, Rodrigo Mendes da Silva, a data é notável para a unidade do IFB. “Hoje é um dia marcante para o nosso campus, sobretudo para o curso de Cuidador de Idosos, que é novo e pioneiro”.

Rodrigo dividiu a mesa com outros representantes de entidades que trabalham para garantir melhorias na qualidade de vida da população idosa do país. Em seu discurso, o diretor ressaltou o comprometimento do IFB em continuar com a oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e, quem sabe, até transformá-lo em curso técnico.

“Estamos com uma turma de FIC, com duração de 200 horas, mas o plano do curso está sendo revisto e pretendemos aumentá-lo para 300 horas. Podemos ainda vislumbrar, futuramente, a regulamentação da profissão de cuidador de idosos, um curso técnico com uma formação mais sólida em relação à carga horária”, finaliza.

Regulamentação

Está marcada para amanhã, 12 de setembro, a votação, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, do projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2011, de autoria do senador Waldemir Moka, será votado em decisão terminativa na comissão.

O diretor-geral do Campus São Sebastião, Rodrigo Mendes, compôs a mesa na audiência pública sobre envelhecimento no Brasíl. (Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado)

De acordo com o projeto, o cuidador de pessoa idosa é o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente a este público. Poderão exercer a profissão pessoas com mais de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e curso de qualificação específico, conferido por instituição de ensino reconhecida por órgão público de educação competente.

No curso ofertado pelo Campus São Sebastião, os estudantes cursam disciplinas, como leitura e compreensão de textos, ética, o papel do idoso na sociedade, noções de farmacologia, enfermagem, psicopatologias e emergências domiciliares.

Além dessa primeira turma que concluiu o curso no mês de julho, o Campus São Sebastião está com a segunda turma e com as matrículas abertas para uma nova, que está sendo ofertada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Audiência

A audiência pública desta terça-feira contou com a explanação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, da diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Itamaraty, Glaucia Gauch, da secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Vera Soares, da presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Karla Cristina Giacomin, e do diretor de estudos e políticas sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão de Castro, entre outras autoridades.

O evento foi idealizado pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim, e contou com a participação dos senadores Paulo Davim, Eduardo Suplicy e Ana Rita.