Página inicial > São Sebastião > Simpósio "Desafio para o cuidado da pessoa idosa"

Simpósio "Desafio para o cuidado da pessoa idosa"

Criado: Segunda, 17 de Setembro de 2012, 18h23 | Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2012, 18h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2032

Aconteceu na última quinta-feira, 13 de setembro, no auditório da Secretaria de Direitos Humanos, o Simpósio “Desafio para o cuidado da pessoa idosa”, promovido pelo Conselho Nacional do Direito do Idoso. O evento teve como objetivo discutir, de forma aprofundada, a regulamentação da profissão do cuidador e os desafios da política para os cuidados da pessoa idosa.

O professor do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), Josimar de Alcântara Mendes, participou do evento na mesa redonda "Entendimento e Repercussões da Profissão do cuidador no âmbito intersetorial". Na oportunidade, o professor falou da experiência do curso Cuidador de Idosos que está sendo ofertado pela unidade.

“O simpósio é extremamente importante, no momento em que a proposta para a criação da lei que formaliza a profissão de cuidador de idosos vêm sendo debatida, mas realizamos o debate, mais voltado para a questão da educação do que da aprovação da lei”, comentou Josimar.

A também professora do Campus São Sebastião, Vera Carvalho, reconhece que a participação no evento foi importante para o IFB, como oportunidade de estabelecer novas parcerias e entrar na roda das discussões sobre a formação dos cuidadores de idosos e das políticas públicas para os cuidados da pessoa idosa.

“Com essa participação, nós, professores, esperamos não só proporcionar uma formação de excelência para os nossos alunos, mas também contribuir para a implementação da política de atenção à pessoa idosa no nosso país”.

O evento contou com várias autoridades, como o diretor do departamento de Promoção e Direitos Humanos da SDH, Gabriel dos Santos Rocha, a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luziele Tapajós, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Márcio Florentino e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Karla Giacomin.

Karla destacou a necessidade de uma atenção especial do Estado, já que a população idosa do Brasil vem crescendo. “O Brasil precisa de políticas efetivas de cuidado ao idoso. Dos 20 milhões de idosos que existem no país, cerca de cinco milhões estão tendo algum tipo de direito violado”

Com informações da Assessoria de Comunicação do CNDI