Página inicial > São Sebastião > IFB Campus São Sebastião é selecionado para integrar Projeto I-HUBS da UNESCO-UNEVOC

Criado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 17h29 | Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 17h29 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 17h31 | Acessos: 399

O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus São Sebastião foi escolhido para participar da Fase 1 do Projeto Skills for Innovation Hubs (I-HUBS), uma iniciativa global da UNESCO-UNEVOC destinada a promover a inovação e a integração de competências inovadoras nas instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este projeto busca ampliar o conhecimento e as práticas de inovação nos ecossistemas educacionais, enfatizando a importância da sustentabilidade dessas ações.

A seleção do campus São Sebastião reflete o reconhecimento do seu comprometimento com a inovação e a internacionalização.

O IFB Campus São Sebastião, representando a região Centro-Oeste, é parte de um grupo de instituições de diferentes regiões do Brasil, incluindo:

- Região Nordeste: Campus Monte Castelo (IFMA)
- Região Sudeste: Campus Vila Velha (IFES)
- Região Sul: Campus Jaraguá do Sul Centro (IFSC)
- Região Norte: Campus Rio Branco (IFAC)

Este projeto marca uma importante colaboração em rede entre os Institutos Federais, destacando o papel vital da regionalização e da interiorização na promoção da educação profissional e tecnológica em todo o país.

Anderson Galvão, assessor de relações internacionais do IFB, destacou a importância desta seleção: "Participar do projeto I-HUBS é uma oportunidade extraordinária para o IFB e para o Campus São Sebastião de trabalharem em rede com outras instituições federais, compartilhando conhecimentos e práticas inovadoras."

Simone Gontijo, pró-reitora de pesquisa e inovação, acrescentou: "Para o IFB a inserção no I-Hubs é fruto do movimento de valorização do trabalho coletivo e que tem buscado oportunidades para que a comunidade do IFB esteja cada vez mais inserida no universo da inovação. A regionalização e a interiorização promovidas pelo programa são fundamentais para democratizar o acesso à inovação e fortalecer os ecossistemas de educação profissional e tecnológica."

Com a seleção de instituições representativas de cada região do Brasil, o projeto I-HUBS da UNESCO-UNEVOC promove uma ampla cooperação interinstitucional, reforçando o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável no contexto educacional.

Sobre
I-hubs — É um projeto de 18 meses que abrange três fases principais, incluindo a primeira, focada no Planejamento e Preparação; a segunda, que consiste na implementação do Quadro de Inovação, e a fase final, que inclui revisão e refinamento do Quadro de Inovação.

Unesco-Unevoc — O Centro Internacional Unesco-Unevoc de Educação e Treinamento Técnico e Profissional é um dos 7 (sete) institutos e centros da Unesco. Atualmente, o Conif é um dos 3 (três) centros ativos no Brasil e tem feito esforços para ocupar um espaço nesse importante fórum de discussão e promoção de educação profissional e tecnológica, principalmente no cluster América Latina, que reúne instituições da região. Essa parceria tem incentivado ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.