IFB participa do evento do Projeto Centros de Competências para a Inovação i-HUBS
O IFB Campus São Sebastião participa ao longo desta semana, em Jaguará do Sul-SC, do evento do Projeto Centros de Competências para a Inovação i-HUBS (Skills for Innovation Hubs em inglês) da Unesco-Unevoc, que tem por objetivo desenvolver, promover e melhorar os níveis de maturidade e competência em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo nos institutos da Rede Federal. O projeto é fruto do edital Conif/AI nº 3 do Conif e MEC.
O IFB, por meio do IFB Campus São Sebastião, será responsável pela multiplicação do conhecimento e pela aplicação do framework nos campi dos Institutos Federais na Região Centro-Oeste.
Pela mesma iniciativa, o IFB acompanhará e trabalhará em conjunto na promoção da iniciativa com os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOPs (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), estendendo sua atuação também no continente africano. Por meio desse trabalho, serão promovidas ações para desenvolvimento e aprimoramento da capacidade das instituições de Educação Profissional Técnica (EPT) na temática da inovação ao planejamento estratégico das organizações e à promoção da inovação nos respectivos ecossistemas, através do conteúdo do projeto i-Hub.
Nesse evento, os profissionais do IFB Campus São Sebastião visitaram a fábrica de motores elétricos da WEG, o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul e o IFSC Jaraguá do Sul, Campus Rau, a fim de conhecer processos produtivos industriais que envolvem inovação tecnológica, além de dialogar para estabelecimento de parcerias, cooperações técnicas e transferência de tecnologias visando potencializar os saberes dos discentes e docentes.
O professor Emilson Ribeiro, docente do IFB Campus São Sebastião e coordenador adjunto do projeto i-HUBs no IFB, afirma que "A iniciativa é um marco no desenvolvimento tecnológico da Rede Federal que fomentará a inovação tecnológica e as parcerias trarão recursos intelectuais e materiais para maior aderência das instituições de ensino federais às necessidades do mercado".
O professor João Gabriel Rocha Silva, docente do campus São Sebastião e coordenador geral do projeto i-HUBS no IFB, afirma que "O projeto em parceria com a UNESCO/UNEVOC Alemanha e CONIF fortalecerá a inovação no IFB e contribuirá com a disseminação da metodologia em outros campi do IFB e de outros institutos da região Centro-Oeste do Brasil."
Como parte do programa, em julho de 2024, o IFB Campus São Sebastião receberá representantes dos países africanos PALOPs para transferência de saberes, competências e tecnologias em apoio ao desenvolvimento de inovação no continente africano como parceiro estratégico em ações internacionais da Unesco-Unevoc.
Redes Sociais