Página inicial > São Sebastião > Região Administrativa de São Sebastião completa 31 anos

Região Administrativa de São Sebastião completa 31 anos

Criado: Terça, 25 de Junho de 2024, 07h30 | Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 07h30 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 11h59 | Acessos: 283
imagem sem descrição.

Nesta terça-feira, 25 de junho, a Região Administrativa de São Sebastião completa 31 anos.

Foi nesse dia, no ano de 1993, que a Agrovila São Sebastião foi desmembrada do Paranoá e se tornou a 14ª Região Administrativa do Distrito Federal. Mas a história de São Sebastião inicia-se antes da construção da Capital Federal. No local onde hoje se desenvolve a cidade com mais de 115 mil habitantes, existiam três grandes fazendas — Taboquinha, Papuda e Cachoeirinha —, que foram desapropriadas, em 1957, para a construção de Brasília.

A partir de então, na região foram construídas olarias para fabricação de tijolos e telhas para as obras que se iniciavam, e assim durou por anos, com uma grande chegada de trabalhadores, que foram se instalando nas imediações das fábricas.

Após a desativação das olarias, os trabalhadores seguiram no local, desenvolvendo o vilarejo que foi chamado de “Agrovila São Sebastião”, até a criação oficial da Região Administrativa.

Hoje, São Sebastião é uma cidade em franco desenvolvimento e conta com 28 escolas públicas, dentre elas o Instituto Federal de Brasília (IFB), que se destaca, principalmente, por ser um campus da comunidade e acolhedor, desde o início de suas atividades em 2011.

Atualmente, o campus oferta cursos de formação inicial e continuada, três cursos técnicos subsequentes (Secretaria Escolar, Secretariado e Desenvolvimento de Sistemas Educacionais), três cursos de graduação (Licenciaturas em Letras e em Pedagogia e Tecnologia em Secretariado), dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais e em Administração), além do Proeja em Secretariado.

Mas o trabalho do IFB transpõe os muros do campus e vai além das ofertas dos cursos. O IFB Campus São Sebastião envolve sua comunidade para difundir a pesquisa e a ciência nos espaços públicos, relacionando-se com o mundo externo na busca de soluções e melhorias para ampliação da qualidade de vida e bem-estar, proporcionando uma formação que articula ciência, cultura e trabalho. E os trabalhos desenvolvidos envolvem a participação ativa tanto dos estudantes como dos moradores da cidade, seja em apresentações culturais, discussões políticas, mutirões para plantio de árvores, grafite e pintura de paredes, rodas de conversas, semanas científicas, seja em qualquer outra atividade organizada pelos estudantes ou comunidade.

Parabéns, São Sebastião, pelos seus 31 anos.