Alunos do IFB Campus São Sebastião fazem visita ao Ministério das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty
Os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, acompanhados pela professora de História, Isabel Cristina D. Hipolito Carvalho, realizaram visita técnica ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), na última terça-feira (10), promovida pela Equipe de Visitação Cívico-Educativa do Palácio do Itamaraty.
Os discentes foram recepcionados pela coordenadora pedagógica Mariana Pagotto e sua equipe e acompanhados pela mediadora Carmem Martins. Na visita, foi apresentado todo o acervo do Palácio Itamaraty: mobiliário, obras de arte e arquitetura integrada, projetada por Oscar Niemeyer, com contribuições e parcerias do arquiteto Milton Ramos e do engenheiro Joaquim Cardoso. Contemplaram os painéis e obras de Athos Bulcão e os jardins de Roberto Burle Marx. Tiveram acesso aos mobiliários projetados por Oscar Niemeyer, Bernardo Figueiredo, Karl Heinz Bergmiller, entre outros grandes nomes do design modernista brasileiro.
Os estudantes puderam ainda conhecer as obras de artistas, em sua maioria, brasileiros natos ou naturalizados, bem como estrangeiros com significativos laços com o país, tais como: Alfredo Ceschiatti (Escultura Duas Amigas), Bruno Giorgi (Escultura Meteoro), Cândido Portinari (Pinturas - Gaúchos e Jangadeiros), Pedro Américo (Pintura “Independência ou morte – grito do Ipiranga”- Estudo 1886), Pedro Correia de Araújo (Lustre Revoada dos Pássaros), Alfredo Volpi (Painel – O Sonho de Dom Bosco), Maria Martins (Escultura “Mulher e sua sombra”), Darlan Rossa (Escultura Uni Duni Tê), Gilmar Franco (Ferros Retorcidos), Zélia Salgado (Folhagem), Jean-Baptiste Debret (Pintura “Coroação de D.Pedro I pelo bispo Monsenhor José Caetano da Silva Coutinho – RJ), dentre outras.
Segundo a professora Isabel, o evento representou uma oportunidade única para os estudantes ampliarem seus conhecimentos cívico-educacionais sobre a história da diplomacia brasileira, a importância das relações internacionais e a rica arquitetura do Palácio do Itamaraty, promovendo a cidadania e a integração entre os alunos. A imersão no ambiente diplomático despertou nos alunos um novo olhar para a política internacional e fortaleceu o desejo de aprofundar seus estudos na área.
Ela conclui: "a visita foi muito proveitosa e o feedback da turma foi excelente, superou todas as expectativas. Agradeço à Equipe de Visitação Cívico-Educativa do Palácio do Itamaraty pela acolhida calorosa e organizada durante a visita. "
Redes Sociais