Página inicial > São Sebastião > Embaixador da Bélgica realiza palestra na X Semana de Ciência, Arte e Cultura

Embaixador da Bélgica realiza palestra na X Semana de Ciência, Arte e Cultura

Criado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 14h26 | Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 14h26 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 16h45 | Acessos: 123

Na última terça-feira (24/9/2024), a comunidade do IFB Campus São Sebastião recebeu o embaixador da Bélgica no Brasil, o Sr. Peter Claes, para realizar palestra na exposição “A Era dos Extremos: As Grandes Guerras Mundiais e as Transformações nos Séculos XX e XXI”, coordenada pela professora de História Isabel C. D. Hipolito Carvalho e organizada pelos estudantes do 3º ano do EMI Técnico em Administração durante a X Semana de Ciência, Arte e Cultura. O encontro foi feito no auditório do IFB e contou com a presença da diretora-geral Juliana Mantovani.

Na palestra, o embaixador trouxe um tema de grande relevância histórica: as Grandes Guerras com foco na participação da Bélgica.

O embaixador contextualizou a posição estratégica da Bélgica no cenário europeu, detalhando como foi invadida e ocupada durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Ressaltou o papel desempenhado pelo país em ambos os conflitos, enfatizando a resistência diante das potências invasoras e o impacto humanitário devastador dos conflitos. Além de destacar os sacrifícios, as perdas, as violações dos direitos humanos e as lutas pela resistência, enfatizou o processo de reconstrução do país e seu papel na formação da paz pós-guerra, sendo um dos membros fundadores da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia.

O embaixador destacou que Democracia, Direitos Humanos e o Estado de Direito são valores basilares da União Europeia e chamou que esta é a “fórmula da paz”. Enfatizou ainda que “a Bélgica aprendeu com as tragédias do passado e hoje busca ser um pilar de cooperação e diplomacia no cenário internacional”.

A palestra contou com sessão de perguntas, momento em que os estudantes interagiram diretamente com o embaixador. As dúvidas abrangeram temas como o impacto das guerras na identidade belga; as questões de neutralidade e da resistência belga nas Grandes Guerras; o posicionamento político frente aos atuais conflitos no mundo; as violações dos direitos humanos; a resiliência e superação da violência; a concretização da Paz; as relações diplomáticas e parcerias entre Bélgica e Brasil, dentre outras.

O embaixador finalizou destacando a importância da educação e da conscientização para evitar a repetição dos erros do passado, ressaltando que a juventude tem um papel fundamental na construção de um futuro mais pacífico.

Dando continuidade, estudantes do 3º ano apresentaram textos críticos abordando temas de grande relevância, como as violações dos direitos humanos, as profundas desigualdades sociais, políticas e econômicas entre as nações, e a Cultura da Paz. Eles exploraram de forma reflexiva as complexidades desses assuntos no mundo atual, destacando os desafios e as oportunidades para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O evento foi encerrado com uma visita à sala de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, focados na temática abordada durante o evento. O embaixador demonstrou grande interesse nas produções e expressou sua gratidão pela oportunidade de compartilhar a rica história da Bélgica e reforçou os laços culturais e históricos entre a Bélgica e o Brasil.

Para a professora Isabel, “A visita foi um momento que promoveu um espaço para o diálogo e o intercâmbio de ideias entre o embaixador e os presentes, que proporcionou uma visão mais completa e aprofundada sobre um período histórico tão relevante para compreensão das mudanças políticas, sociais e econômicas na História Contemporânea, reforçando a importância do respeito aos direitos humanos, do valor da paz, da resiliência e da cooperação entre as nações”.

A Diretora-Geral do IFB, Juliana Mantovani, expressou seu agradecimento ao embaixador, às adidas culturais da Embaixada da Bélgica no Brasil e destacou a importância do aprendizado proporcionado aos alunos como um momento enriquecedor e significativo. Ressaltou o desejo de continuar fortalecendo os laços culturais e educativos entre o Brasil e a Bélgica, abrindo possibilidades de parcerias de trabalho e intercâmbio educacional.