Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Projeto de extensão realiza roda de converso com o tema "Cuidados e autonomia: saúde sexual e reprodutiva em foco"
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão realiza roda de converso com o tema "Cuidados e autonomia: saúde sexual e reprodutiva em foco"

Criado: Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 20h14 | Publicado: Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 20h14 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 10h28 | Acessos: 53

Nesta terça-feira, dia 03, às 19h30, o projeto de extensão "Aldeia: Fortalecendo Redes de Apoio e Promovendo Justiça Reprodutiva em São Sebastião", recebe a Médica de Família e Comunidade e doutora em saúde pública, Nicole Geovana, para a roda de conversa "Cuidados e autonomia: saúde sexual e reprodutiva em foco". 

Essa é a 2ª roda de conversa que faz parte do ciclo de palestras em convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia e que tem por objetivo combater as formas de injustiças reprodutivas e promover debates sobre a saúde da mulher.

Nicole Geovana é médica de família e comunidade e doutora em saúde pública. Atua como docente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Faculdade de Medicina. Em suas aulas, aborda sobre saúde sexual e reprodutiva, estigmas e preconceitos de gênero, saúde da população LGBTQIAPN+ e saúde planetária. Como pesquisadora, interessa-se pelas temáticas dos direitos sexuais e reprodutivos, populações vulneráveis, violências de gênero, sexualidades. Em seu Doutorado na Universidade do Porto, Portugal, defendeu a tese "Suporte social e violência por parceiro íntimo na Europa: um olhar para as influências individuais e comunitárias" em que buscou compreender como o suporte social de amizades, familiares e profissionais de saúde podem influenciar e apoiar as pessoas que vivem em situações de violências. Em seu pós-doutorado, na Western University, Canadá, estudou o acesso à telessaúde na Atenção Primária em saúde: http://lattes.cnpq.br/8417190478657621 

Espera-se que essa experiência fortaleça a articulação entre a comunidade interna do campus e a comunidade de São Sebastião no enfrentamento às violências de gênero que resultam em uma realidade de injustiça social, de modo a contribuir para a construção de inclusão pautada no respeito e valorização da diversidade e da individualidade das mulheres dentro e fora da do IFB.

Fim do conteúdo da página