Página inicial > São Sebastião > Alunos do Campus São Sebastião aprendem com palestras e aulas práticas

Alunos do Campus São Sebastião aprendem com palestras e aulas práticas

Criado: Terça, 04 de Dezembro de 2012, 15h02 | Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2012, 15h02 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2116

Estudantes do campus São Sebastão assistem palestra sobre prevenção do câncer de mamaAlunos do curso técnico em Secretariado do Campus de São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram da palestra sobre “Prevenção do Câncer de Mama”, realizada para marcar o dia nacional de combate à doença, no último dia 27.

A palestrante foi Lívia Lanuce, técnica em Radiologia, que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Sebastião. Lívia, que é estudante do campus, fala sobre a importância desse dia. “A data foi criada com o intuito de conscientizar a população, principalmente quanto à prevenção da doença e o diagnóstico precoce, fazendo com que o paciente tenha uma qualidade de vida acima da expectativa dos que descobrem tardiamente”, informa.

A atividade foi organizada pelas professoras do eixo Saúde e Meio Ambiente, Nilzélia Oliveira, Samia Araújo e Vera Carvalho.

Aulas

Aula prática de primeiros socorros é ministrada no Campus São SebastiãoAs docentes da disciplina “Noções de Saúde e Primeiros Socorros” do campus sempre buscam inovar as aulas. Elas acreditam em modelos pedagógicos mais interativos, com adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, como preconizam vários autores da área da educação.

Segundo elas, os estudantes se mostram mais motivados, além de terem espaço para demonstrarem seus conhecimentos, como foi o caso de Thiago Moreno dos Santos, que na aula sobre imobilização e transporte de acidentados pôde ajudar as professoras a tornar a aula mais dinâmica. Com sua formação anterior conseguiu realizar vários tipos de imobilizações.

“Já dei essa mesma aula em outras turmas e confesso que saí decepcionada comigo mesma, achando que tinha dado a pior aula da minha vida, só apresentando slides, mostrando os materiais que os estudantes poderiam usar na hora de uma emergência. Mas, com o tempo entendi que metodologia ativa só se efetiva quando eles fazem e saímos da aula com a sensação que aprendemos mais do que ensinamos”, disse a professora Vera.