Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais convida para apresentação de projetos finais
Os projetos foram desenvolvidos por jovens estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, integrando conhecimentos de disciplinas como Robótica, Projetos, Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos, sob a orientação dos professores Emilson Ribeiro, Mônica Padilha Fonseca, João Gabriel Rocha Silva, João Batista de Siqueira, Luiz Henrique Aguiar e Wesley Oliveira. Os alunos idealizaram os projetos, criaram suas logomarcas e aplicaram com criatividade a tecnologia para desenvolver soluções inovadoras. O potencial do curso para a inovação dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi reconhecido, com três desses projetos, sendo contemplados no Edital Fabin 2024 – Fábrica de Ideias Inovadoras do IFB.
Confira os projetos que serão apresentados:
Alfonema – Recurso interativo que auxilia a alfabetização infantil, incluindo crianças com deficiência visual. Como um teclado as crianças conseguem de forma autônoma ouvir os fonemas de cada letra e criar suas hipóteses, em uma tecnologia sonora e educativa.
Cilivro – Dispositivo interativo para auxiliar a comunicação de autistas não verbais por meio de imagens e botões, facilitando a interação social.
Ecorrida – Autorama movido a energia gerada manualmente, servindo como recurso didático para ensinar conceitos de física e eletricidade de forma lúdica.
Musical das Plantas – Demonstra, de forma interativa, como variações elétricas nas plantas durante a fotossíntese podem ser traduzidas em som, unindo ciência e arte.
Tectotó – Modernização do jogo de Totó com sensores de movimento a laser para marcar gols automaticamente, tornando a disputa mais precisa e justa.
SoftEvasão – Software baseado em inteligência artificial que utiliza redes neurais para prever e identificar alunos em risco de evasão em cursos de Computação, auxiliando instituições de ensino na tomada de decisões para aumentar a retenção acadêmica.
Redes Sociais