Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Roda de Conversa Indígena no IFB Campus São Sebastião
Início do conteúdo da página

Roda de Conversa Indígena no IFB Campus São Sebastião

Criado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2025, 18h00 | Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2025, 18h00 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2025, 18h00 | Acessos: 178

No dia 6 de fevereiro, nos turnos matutino e vespertino, ocorreu mais uma edição do "Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) Convida" no IFB Campus São Sebastião. A Roda de Conversa, intitulada "Saberes Ancestrais, Autorias Indígenas e os Desafios da Sala de Aula", contou com a presença da educadora, pedagoga, escritora, poeta e contadora de histórias Nôra Pimentel. Mulher indígena em retomada, vencedora do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Fomento à Leitura, a autora reforçou a importância de conhecermos e lermos mais autoras e autores indígenas, como Graça Graúna, Eliane Potiguara, Davi Kopenawa, Altaci Corrêa Rubim, Gersem Baniwa, entre tantos outros.

As turmas de Pedagogia e Letras, do quarto e oitavo semestres, respectivamente, tiveram a oportunidade de aprender e debater sobre temas como retomada indígena, pertencimento étnico, ancestralidade e espiritualidade indígena, autores indígenas, materiais didáticos, legislação — com destaque para a Lei nº 11.645/2008, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas e privadas do Brasil.

A atividade foi realizada no âmbito das disciplinas Estudos Afro-Brasileiros (Licenciatura em Pedagogia) e Cultura Afro-Brasileira (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa), ministradas pela docente Nilzélia Oliveira. É importante destacar que essas disciplinas estão passando por reformulações para incluir oficialmente a temática indígena, que já vem sendo trabalhada. Neste semestre, as turmas estudaram o livro "Terra dos Mil Povos", de Kaká Werá Jecupé. Ao longo do semestre, em parceria com o Neabi, também foram realizadas uma oficina de leitura e teatro com a escritora Lívia Fernandes e visitas à Exposição Projeto Memória Lélia Gonzalez – Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Fim do conteúdo da página