Turbinando seus estudos: técnicas para melhorar o desempenho escolar
Está previsto para esta semana o lançamento do curso Turbinando seus estudos: técnicas para melhorar o desempenho escolar, voltado aos estudantes do curso técnico (integrado e subsequente) do IFB Campus São Sebastião. Esse curso foi desenvolvido pelas estudantes Thaís França e Daniele Cordeiro do segundo semestre de Pedagogia, sob a coordenação da professora e pedagoga Clara Casotti, no âmbito do Projeto de Ensino “Como estudar: orientações em pílulas para melhorar seu rendimento escolar".
O projeto teve como objetivo promover uma formação on-line, na plataforma Moodle, para estudantes do curso técnico integrado (EMI) com foco na importância do planejamento nos estudos e nas principais ferramentas de otimização do tempo.
Antes de iniciar o desenvolvimento do curso, foi feito um diagnóstico dos hábitos de estudo dos alunos do EMI e as principais dificuldades que enfrentam, por meio de formulário respondido pelos estudantes. Os resultados demonstraram que:
- mais da metade dos estudantes não conseguem estudar todos os dias (55%);
- 75% não possuem uma rotina de estudos;
- 65% consideram passar muito tempo nas redes sociais, o que é um fator dificultador para concentração nos estudos;
- 60% não conhecem maneiras de melhorar o desempenho escolar;
- 90% gostariam de conhecer ferramentas de estudo.
Mediante os dados obtidos, foi desenvolvida uma formação que proporciona a conscientização dos perigos das redes sociais, como isolamento, falta de interesse nos estudos e queda no desempenho escolar.
No decorrer do curso, os estudantes são apresentados às principais técnicas de estudo: Pomodoro, Mapa mental e PQ4R (apesar de existirem muitas outras, foram escolhidas aquelas mais conhecidas e consolidadas). Cada uma delas possui um arquivo editável para o estudante montar seu planejamento personalizado. O cursista precisa escolher a técnica com a qual mais se identificou para conclusão do curso e certificação.
No dia 4/2 foi realizada uma reunião com a equipe da Dead, que considerou o projeto de grande interesse.
A divulgação do curso iniciou-se no dia 6/2, por meio de cartazes nos murais. Nesta semana será realizada a divulgação pelo whatsapp e presencialmente nas salas de aulas para incentivar que os estudantes utilizem as férias para realizarem o curso.
“Estamos planejando também compartilhar com professores para fazermos uma parceria, de modo que essa atividade seja parte da avaliação de um componente; mas isso deverá feito ao longo do ano letivo de 2025. Nesta primeira etapa, focamos o desenvolvimento do curso. É importante notar também que esse é um projeto ainda experimental, pois uma formação no Moodle requer uma equipe multidisciplinar. Posteriormente existe a possibilidade de ser ajustado para alcançar um público maior, além do EMI”, conclui a professora Clara.
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