Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Prática de Futsal feminino é incentivada por projeto de ensino
Início do conteúdo da página

Prática de Futsal feminino é incentivada por projeto de ensino

Criado: Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 10h37 | Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 10h37 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 10h38 | Acessos: 68
imagem sem descrição.

Por meio de projeto de ensino coordenado pelo professor Carlos Augusto Vaz dos Santos, alunas do Ensino Técnico Integrado do IFB Campus São Sebastião tiveram a oportunidade de vivenciar a prática regular do futsal feminino.

O futsal é um esporte cuja prática requer colaboração, empatia, comunicação e trabalho em grupo, bem como oferece um conjunto de benefícios que impactam diretamente no desenvolvimento das participantes. A prática do futsal também envolve a manutenção do foco, a tomada de decisões, o incentivo das colegas, a colaboração, a motivação da equipe e o auxílio na resolução de conflitos, fortalecendo as habilidades sociais e emocionais. Esses aprendizados são importantes em diversas situações cotidianas. Em um jogo de futsal, as estudantes são constantemente desafiadas a lidarem com uma série de emoções, como frustração após um erro, alegria por uma conquista, ou até a pressão de uma partida difícil. Aprender a lidar com essas emoções é uma habilidade crucial não apenas no esporte, mas, também, na vida.

Na prática do futsal feminino, propõem-se o jogo e a manutenção do equilíbrio emocional mesmo em situações adversas, o que pode contribuir para o trato com desafios enfrentados além da quadra por meio do fortalecimento da autoconfiança, uma vez que ao enfrentar e superar dificuldades realizando objetivos no âmbito do esporte, as estudantes aprendem a confiar mais em suas próprias capacidades, o que contribui para a melhora da autoestima.

Além de oportunizar o aprimoramento das habilidades técnicas e táticas do esporte, o projeto favorece, portanto, o desenvolvimento de competências emocionais, sociais e físicas. “Nesse sentido, a atuação profissional docente com base no futsal pode fortalecer valores como empatia, liderança, resiliência e gestão de emoções, que são essenciais para a formação das participantes”, comenta o professor.

Igualmente, o futsal pode representar uma ferramenta importante para o empoderamento feminino, uma vez que reforça a ideia de que as mulheres podem alcançar seus objetivos e serem reconhecidas por seu trabalho e esforço.

Fim do conteúdo da página