Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > São Sebastião faz aniversário e o IFB celebra com ela, como sempre fez!
Início do conteúdo da página

São Sebastião faz aniversário e o IFB celebra com ela, como sempre fez!

Criado: Terça, 24 de Junho de 2025, 16h27 | Publicado: Terça, 24 de Junho de 2025, 16h27 | Última atualização em Quarta, 25 de Junho de 2025, 09h01 | Acessos: 211
imagem sem descrição.

Quem caminha por São Sebastião nesses dias de festa pode ouvir forró tocando nos comércios, ver crianças brincando nas praças e bandeirolas colorindo o céu. A cidade, fundada como região administrativa em 25 de junho de 1993, completa agora 32 anos. Com uma população composta por mais de 100 mil pessoas, São Sebastião é uma comunidade jovem, nascida nas olarias dos anos 1950. A cidade também é marcada por nascentes ao longo dos córregos Mata Grande e Santo Antônio da Papuda.  Uma cidade que cresceu — e rápido — e mantém vivo o espírito de força, alegria e perseverança. É esse mesmo espírito que o IFB Campus São Sebastião carrega em seu DNA desde que chegou por aqui.

Desde 2011, quando ainda funcionava no Centro de Múltiplas Funções (o famoso “Múltiplas”), o campus já era mais que um espaço de ensino. Era um ponto de encontro, de troca de ideias, de fazer junto. Debaixo das árvores do pátio, estudantes, servidores e moradores da cidade sentavam em bancos simples e sonhavam com um futuro para a educação pública na região. Sonhavam com um campus novo e mais do que isso, com um campus que fosse deles.

Entre os que celebram esse crescimento está também a juventude que se forma dentro do IFB. Para a estudante Ana Luíza de Sousa, de 17 anos, aluna do campus que cursa o curso técnico integrado ao ensino médio em Administração, estudar ali é mais do que ter acesso à educação. “O IFB mudou muito a minha forma de pensar, principalmente sobre meu papel na comunidade. As oportunidades aqui são muitas, e isso transforma vidas, inclusive a minha”, enfatiza a jovem. 

Hoje, com uma sede estruturada e acessível, o IFB não perdeu essa essência. Ao contrário: ela floresceu. "O IFB Campus São Sebastião vem se consolidando como única instituição pública de São Sebastião que oferta cursos técnicos e superiores de forma gratuita. O campus vem desde 2011 se consolidando como indutor de desenvolvimento local, especialmente, nas áreas de educação, gestão e negócios, tecnologia, recursos naturais e inclusão socioprodutiva de populações vulneráveis", destaca o diretor-geral do IFB Campus São Sebastião, Robson Caldas.

É por isso que, quando São Sebastião comemora mais um aniversário, o IFB comemora junto. Não com pompa, mas com participação. E, neste ano, terá comemoração especial. Nos dias 27 e 28/06, sexta-feira e sábado, o IFB Campus São Sebastião será palco do Festival Curicaca, com uma extensa e rica programação gratuita para toda a família, como parte integrante das comemorações pelo aniversário da cidade.

Para Robson, esse vínculo vai além da celebração, é parte de um projeto de transformação contínua. “Todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão são pensadas para a formação para o exercício da cidadania e em possibilitar a inserção no mercado de trabalho ou no prosseguimento dos estudos de nossa comunidade”, afirma.

O IFB Campus São Sebastião se posiciona como um polo de desenvolvimento integral para a Região Administrativa de São Sebastião, pois capacita a população, incentiva a inovação, promove a inclusão social e desenvolve pesquisas aplicadas, contribuindo para um futuro mais próspero, justo e sustentável para a comunidade.

"O IFB prosseguirá firme no compromisso de tornar São Sebastião uma cidade com uma economia criativa pulsante, formando quadros qualificados para contribuir para a elevação da renda da população local e para o desenvolvimento de seus arranjos produtivos, sociais e culturais", finaliza o diretor.

O aniversário de São Sebastião é para o IFB mais do que uma data comemorativa. É um lembrete de pertencimento. Enquanto a cidade segue crescendo, o IFB cresce com ela, com os pés no chão de barro vermelho e os olhos no futuro, sempre ao lado de quem sonha, luta e constrói.

Fim do conteúdo da página